Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais

AS CANÇÕES DE JOHN LENNON - John Stevens

Os Anos Beatles - Berklee - Em Português
R$ 174,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: PASS009

Editora: Passarim

Idioma: Português

Autor/Artista: John Stevens

Compositor: John Lennon

Instrumento: Todos Instrumentos - Composição

Formato: Livro Físico / 320 páginas

UPC: 9786599351402

Mais um título da Berklee em português. Essa obra apresenta as mais emblemáticas canções de John Lennon compostas para os Beatles analisadas em profundidade. O autor apresenta um roteiro guiado que nos permite compreender como Lennon articula letra, melodia e harmonia para produzir canções eficazes e arrebatadoras. Obra obrigatória para compositores e estudantes de música, mas também extremamente útil a todos – beatlemaníacos ou não – que querem decifrar os mistérios e estratégias por trás das canções que ouvimos!

Passarim

Essa obra apresenta as mais emblemáticas canções de John Lennon compostas para os Beatles analisadas em profundidade. O autor apresenta um roteiro guiado que nos permite compreender como Lennon articula letra, melodia e harmonia para produzir canções eficazes e arrebatadoras. Obra obrigatória para compositores e estudantes de música, mas também extremamente útil a todos – beatlemaníacos ou não – que querem decifrar os mistérios e estratégias por trás das canções que ouvimos!
 

Texto de apresentação

Os Beatles não são apenas a mais influente e bem-sucedida banda de rock’n’roll da históra. Eles foram responsáveis por uma verdadeira revolução musical e social, construindo e desconstruindo os limites e alcances da música pop moderna. Dotados de extrema criatividade e inigualável capacidade de renovação, eles desenharam uma trajetória jamais vista e jamais repetida por nenhum outro grupo musical.

Em apenas dez anos, eles absorveram e incorporaram elementos de diversas linguagens para produzir sua linguagem própria: rock, blues, música indiana, música orquestral, experimentalismo vanguardista... os Beatles estavam sempre em movimento. A cada novo álbum, a cada nova canção, novos horizontes eram explorados, conquistados e superados.

Cada beatlemaníaco tem o seu Beatle preferido. Não falta talento em nenhum dos quatro Fab Four para admirar. Mas é inegável que John Lennon e Paul McCartney tenham sido, desde o início, as grandes forças impulsionadoras da banda, já que eles eram responsáveis (ao menos nos primeiros anos) pela quase totalidade das composições. John e Paul sempre tiveram estilos diferentes de composição, que se complementam.
Enquanto Paul parece ter perseguido a busca da “canção perfeita”, do diamante perfeitamente lapidado, John foi mais inquieto, tendendo mais para o lado da ousadia e experimentação. Nesta obra, John Stevens Jr. – professor da Berklee College of Music, que desde 1981 ministra um curso dedicado ao estudo das composições de John Lennon – apresenta a análise das canções de Lennon mais emblemáticas desse período.

Este livro é muito mais que um merecido tributo à obra de John Lennon. Para além da entusiasmada admiração do autor, evidente em cada passagem, a obra oferece um guia estruturado para que o leitor possa entender estratégias, descobertas e as ousadas propostas musicais e verbais de Lennon.

Cada canção é analisada em vários planos diferentes, que dialogam entre si e se complementam: letra, forma, harmonia, melodia e fraseado. Essa abordagem que primeiro segmenta, para depois integrar, permite várias leituras diferentes. Para o compositor, o livro é uma aula, pois mostra com muita clareza que os resultados obtidos por Lennon são fruto de uma estratégia, que pode – e deve – ser estudada. Para o instrumentista e estudante de música, é uma oportunidade única de entender como funciona a canção, quais são os seus principais elementos e como eles são combinados para produzir uma peça eficiente.

Para todos aqueles que gostam de música, beatlemaníacos ou não, o livro é uma excelente oportunidade para entender a canção, conhecer seus elementos constituintes e as estratégias envolvidas em sua composição. Esse estudo os tornará melhores ouvintes, mais conscientes e atentos, e certamente com mais ferramentas para aprimorar seu senso crítico e sua fruição.
Se os termos técnicos musicais parecerem um pouco refratários em um primeiro momento, sugiro um caminho infalível: escutem a canção e sigam a letra. Localizem cada passagem do texto na própria canção e, antes até de entender o que está sendo exposto, tentem ouvir o que está sendo exposto.

Fazendo isso a cada análise, será possível, aos poucos, começar a perceber o que significa cada termo técnico da melhor forma que existe: musicalmente. Será com certeza uma experiência extremamente enriquecedora e, acima de tudo, muito divertida!

Esta edição apresentada pela Editora Passarim, completamente traduzida para o português e adaptada ao sistema de cifragem adotado no Brasil, vem preencher uma notável lacuna tanto no mercado editorial quanto nos currículos de faculdades e escolas de música. Embora o estudo sistematizado da música popular venha paulatinamente ganhando espaço no meio acadêmico, ainda é notória a pouca penetração dos estilos ligados à música pop – especialmente o rock. Esperamos que esta obra obrigatória para compositores, músicos, estudantes e amantes da música possa ajudar a difundir esse estudo!

Peter Dietrich
Editor