Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais
Bom Dia Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Bom Dia Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
KIT COM OS 3 VOLUMES.
Ian Guest já comprovou ser um dos maiores mestres da música brasileira. Mais uma vez ele contribui de forma grandiosa à formação dos músicos contemporâneos. Este método, composto por 3 volumes, disponibiliza uma possibilidade verdadeira do estudante ou profissional organizar seu pensamento harmônico-musical com criatividade. De forma absolutamente didática, clara e gradativa, os tópicos abordados oferecem uma visão completa do entedimento da harmonia em sua função prática.
VITALE
Conteúdo:
VOLUME 1
1° PARTE - PRELIMINARES
A - NOTAS - ESCALAS -INTERVALOS - TONS
As notas musicais / sua localização no teclado, no violão e representação na pauta / sinais de alteração / tom e semitom / escala maior / intervalos / ciclo das quintas
B - ACORDES, SUA ESTRUTURA E CIFRAGEM
Definições / tríades / tétrades / acordes de sexta / acordes invertidos
C - MODAL X TONAL
2° PARTE - VOCABULÁRIO HARMÔNICO
A - HARMONIA NO TOM MAIOR
Conceitos / acordes diatônicos / preparação dos graus / preparação dominante /dominante secundário / inversão e linha do baixo / II V secundário / preparação diminuta / diminutos não-preparatórios / dominante substituto
B - ESCALAS DE ACORDES
Generalidades e definições / critérios para a escolha das notas da escala de acorde / nomenclatura / construção da escala de acorde / as escalas dos acordes já estudados
C - DOMINANTES ESTENDIDOS
Apresentação / origens / 8 desenhos de dominantes estendidos / o acorde de sétima e quarta / comentários / novo vocabulário / escalas de acordes
D - CIFRAGEM: COMPROMISSO COM A SIMPLICIDADE
Inversão aparente / a relação entre os acordes de 6° e m 7 / acorde diminuto / dominantes substitutos / dominantes disfarçados
E - HARMONIA NO TOM MENOR
Conceitos / escalas menores / tom menor / acordes diatônicos / preparação dos graus
APÊNDICE
Resolução dos exercícios / faixas do CD anexo
VOLUME 2
2° PARTE - VOCABULÁRIO HARMÔNICO (CONTINUAÇÃO)
F - ACORDES DE EMPRÉSTIMO MODAL
Conceito / AEM no tom maior / dominante auxiliar / AEM no tom menor
G - DOMINANTES SEM FUNÇÃO DOMINANTE
Conceito / acordes dominantes sem função dominante
H - DOMINANTES COM TENSÕES ALTERADAS
Apresentação e recordação / escala alterada / escala do V7 / escala do sub V7 / extração de tríades de estrutura superior / escala de tons inteiros / escala diminuta da dominante / escala diminuta do acorde diminuto / intercâmbio dominante - diminuto / exemplos de tríades de estrutura superior
I - RESUMO DO VOCABULÁRIO HARMÔNICO
Classificação das tétrades / quadro de situação tonal dos acordes / uma análise completa
3° PARTE - HARMONIA FUNCIONAL
Conceitos / definições / quadro funcional/caminhos harmônicos / cadências / análise funcional/acordes relativos e anti-relativos / funções secundárias
4° PARTE - PROGRESSÃO HARMÔNICA
A - SUBSTITUiÇÃO HARMÔNICA
B - RESOLUÇÕES
Resoluções deceptivas do dominante primário, secundário e de função especial/resoluções do trítono na estrutura dominante / resoluções do trítono na estrutura diminuta
C - EXTENSÃO HARMÔNICA
Final harmônico estendido / retorno harmônico / ponte harmônica
D - MODULAÇÃO
Generalidades / técnicas: modulação direta, por acorde comum, transiçional / efeitos especiais em modulação
APÊNDICE
VOLUME 3
A - MODALISMO
1 - Conceito
2 - Propriedades
B - APRESENTAÇÃO DOS MODOS NATURAIS
1 - Os Modos
2 - Fusão dos Modos Naturais
3 - Mudança de Centros Tonais
4 - Um Único Acorde Para Cada Modo
C - APRESENTAÇÃO DOS MODOS FOLCLÓRICOS
1 - Série Harmônica
2 - Os Modos
D - FUSÃO MODAL / TONAL
E - APRESENTAÇÃO DOS MODOS SINTÉTICOS
F - RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS