Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais

HARMONIA - MÉTODO PRÁTICO - Ian Guest - kit com os 3 volumes

KIT COM 3 VOLUMES
R$ 317,97 R$ 259,17

Disponibilidade: Em estoque

Código: HEMPKIT

Editora: Vitale

Idioma: Português

Autor/Artista: Ian Guest

Instrumento: Todos

Formato: 3 Livros / CD

KIT COM OS 3 VOLUMES.

Ian Guest já comprovou ser um dos maiores mestres da música brasileira. Mais uma vez ele contribui de forma grandiosa à formação dos músicos contemporâneos. Este método, composto por 3 volumes, disponibiliza uma possibilidade verdadeira do estudante ou profissional organizar seu pensamento harmônico-musical com criatividade. De forma absolutamente didática, clara e gradativa, os tópicos abordados oferecem uma visão completa do entedimento da harmonia em sua função prática.

VITALE

Conteúdo:

VOLUME 1

1° PARTE - PRELIMINARES

A - NOTAS - ESCALAS -INTERVALOS - TONS

As notas musicais / sua localização no teclado, no violão e representação na pauta / sinais de alteração / tom e semitom / escala maior / intervalos / ciclo das quintas

B - ACORDES, SUA ESTRUTURA E CIFRAGEM

Definições / tríades / tétrades / acordes de sexta / acordes invertidos

C - MODAL X TONAL

2° PARTE - VOCABULÁRIO HARMÔNICO

A - HARMONIA NO TOM MAIOR

Conceitos / acordes diatônicos / preparação dos graus / preparação dominante /dominante secundário / inversão e linha do baixo / II V secundário / preparação diminuta / diminutos não-preparatórios / dominante substituto

B - ESCALAS DE ACORDES

Generalidades e definições / critérios para a escolha das notas da escala de acorde / nomenclatura / construção da escala de acorde / as escalas dos acordes já estudados

C - DOMINANTES ESTENDIDOS

Apresentação / origens / 8 desenhos de dominantes estendidos / o acorde de sétima e quarta / comentários / novo vocabulário / escalas de acordes

D - CIFRAGEM: COMPROMISSO COM A SIMPLICIDADE

Inversão aparente / a relação entre os acordes de 6° e m 7 / acorde diminuto / dominantes substitutos / dominantes disfarçados

E - HARMONIA NO TOM MENOR

Conceitos / escalas menores / tom menor / acordes diatônicos / preparação dos graus

APÊNDICE

Resolução dos exercícios / faixas do CD anexo

VOLUME 2

2° PARTE - VOCABULÁRIO HARMÔNICO (CONTINUAÇÃO)

F - ACORDES DE EMPRÉSTIMO MODAL

Conceito / AEM no tom maior / dominante auxiliar / AEM no tom menor

G - DOMINANTES SEM FUNÇÃO DOMINANTE

Conceito / acordes dominantes sem função dominante

H - DOMINANTES COM TENSÕES ALTERADAS

Apresentação e recordação / escala alterada / escala do V7 / escala do sub V7 / extração de tríades de estrutura superior / escala de tons inteiros / escala diminuta da dominante / escala diminuta do acorde diminuto / intercâmbio dominante - diminuto / exemplos de tríades de estrutura superior

I - RESUMO DO VOCABULÁRIO HARMÔNICO

Classificação das tétrades / quadro de situação tonal dos acordes / uma análise completa

3° PARTE - HARMONIA FUNCIONAL

Conceitos / definições / quadro funcional/caminhos harmônicos / cadências / análise funcional/acordes relativos e anti-relativos / funções secundárias

4° PARTE - PROGRESSÃO HARMÔNICA

A - SUBSTITUiÇÃO HARMÔNICA

B - RESOLUÇÕES

Resoluções deceptivas do dominante primário, secundário e de função especial/resoluções do trítono na estrutura dominante / resoluções do trítono na estrutura diminuta

C - EXTENSÃO HARMÔNICA

Final harmônico estendido / retorno harmônico / ponte harmônica

D - MODULAÇÃO

Generalidades / técnicas: modulação direta, por acorde comum, transiçional / efeitos especiais em modulação

APÊNDICE

VOLUME 3

A - MODALISMO
1 - Conceito
2 - Propriedades

B - APRESENTAÇÃO DOS MODOS NATURAIS
1 - Os Modos
2 - Fusão dos Modos Naturais
3 - Mudança de Centros Tonais
4 - Um Único Acorde Para Cada Modo

C - APRESENTAÇÃO DOS MODOS FOLCLÓRICOS
1 - Série Harmônica
2 - Os Modos

D - FUSÃO MODAL / TONAL

E - APRESENTAÇÃO DOS MODOS SINTÉTICOS

F - RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS