Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais
Bom Dia Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Bom Dia Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Guitarrista, violonista, arranjador e compositor, Nelson Faria é um dos músicos brasileiros mais requisitados, atuando no palco e nos estúdios ao lado dos maiores nomes da música brasileira e internacional. Neste livro, Nelson nos mostra de forma clara e objetiva o interrelacionamento entre acordes, arpejos e escalas, com suas digitações e aplicações, trazendo definitivamente para as mãos dos músicos brasileiros informações preciosas que até então eram pouco conhecidas ou de difícil acesso. Um livro que atende às necessidades do estudante e do profissional e que, com certeza, representa um marco no ensino do violão e da guitarra no Brasil.
Vitale
ÍNDICE
PARTE I - ACORDES
Formação básica dos acordes
Tríades
Tétrades
Acordes com sexta
Acordes suspenso
Acordes com notas de tensão
Padrões modernos de cifragem
Tríades
Tétrades
Acordes com sexta
Acordes suspenso
Acordes com notas de tensão
Indicação das notas de tensão
Indicação das inversões
Formação dos acordes e suas inversões
Formação dos acordes no braço do instrumento
Formação 1-7-3-5 fundamental na 6º corda
Formação 1-5-7-3 fundamental da 4º corda
Formação 1-3-5-7 fundamental na 5º corda
Formação 1-7-3-5 fundamental da 5º corda
Inversões dos Acordes no braço do instrumento
Acordes tipo 7M
Acordes tipo m7
Acordes tipo m7(b5)
Acordes 7
Acordes 7M(#5)
Acordes tipo m(7M)
Acordes tipo dim
Acordes com notas de tensão
Sugestões de acordes em progressões comuns
PARTE II - ARPEJOS
Digitações básicas dos arpejos
Tríades
Tétrades
Superposição dos arpejos
Tabelas de superposição dos arpejos
Acordes tipo 7M ( exemplo C7m)
Acordes tipo m7 (exemplo Cm7)
Acordes tipo m7(b5) (exemplo Cm7(b5))
Acorded tipo m7M (exemplo Cm7M)
Acordes tipo 7m(#5) (exemplo C7M(#5))
Acordes tipo 7 ( exemplo C7)
Acordes tipo º ( exemplo Cº )
Exercícios em arpejos
Estudos sobre IIm7 - V7 - I7M
Estudos sobre IIm7(b5) - V7 - Im7
Estudos sobre V7 - V7
Estudos sobre IIm7 - V7
Estudos sobre V7-V7 com notas alternadas
Estudos sobre V7 - V7 com notas de tensão
PARTE III - Escalas
Escalas diatônicas
Escala maior
Escala menor natural
Escala menor harmônica
Escala menor melódica (real)
Exercícios diatônicos
Escala pentatônicas
Escala pentatônica maior
Escala pentatônica menor
Escalas Blues
Escala blues maior
Escala Blues menor
Escalas Simétricas
Escala diminuta
Escala diminuta dominante
Escala de tons inteiros
PARTE IV - MODOS
Modos gregos
Classificação dos modos
Graus característicos
Digitações dos modos gregos
Modos gerados pela escala menor melódica
Digitações dos modos gerados pela escala menor melódica
Modos gerados pela escala menor harmônica
Digitações dos modos gerados pela escala menor harmônica
Menor harmônica
Dório #4
Frigio 3M ou Mixolídio b9, b13
Lidio #9
PARTE V- FRASEADO
Desenvolvimento do fraseado IIm7 V7 I7M