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Bom Dia Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
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O volume 2 aprofunda o estudo da construção melódica, tratando dos campos harmônicos, da correlação escala-acorde, dos clichês harmônicos, turnarounds, da improvisação moderna baseada nas Estruturas Superiores. Apresenta, enfim, quatro diferentes técnicas de improvisação: Técnica Paralela; Derivativa; Lydian Chromatic e Tom Comum.
ACOMPANHA CD
Referência:
- Caro Prof. Turi Collura, Parabenizo-o pela recente publicação do seu trabalho sobre Improvisação, que vem enriquecer o conjunto de materiais de apoio à atividade docente na área de música e contribuir para o permanente aperfeiçoamento de músicos e para a formação daqueles que ainda não pensam na música como profissão. No momento em que as práticas mais afeitas ao "mundo da música popular" ganham lugar nas instituições acadêmicas, a publicação do seu trabalho sobre a composição melódica na música popular cumpre um papel fundamental. (Dra. Regina Marcia Simão Santos, Programa de Pós-Graduação em Música -Mestrado e Doutorado- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO)
Conteúdo:
Índice:
UNIDADE 1. Considerações sobre o campo harmônico diatônico maior e correlação escala/acorde
1. Campo harmonica diatonico maior
2. Conceitos basicos de harmonia tonal
3. Escalas do campo harmonica maior e correlação escala/acorde
4. Movimentos cadenciais
5. A cadência II-V-I do ponto de vista melódico
6. A correlação escala/acorde e a improvisação horizontal
7. Considerações sobre a improvisação horizontal
UNIDADE 2. Cliches harmonicos, dominantes secundárias e acordes SubV7
1. Clichês harmônicos
2. Movimentos cadenciais secundários
3. O acorde Sub V7 e sua aplicação na composição melódica
UNIDADE 3. Turnarounds: formas, escalas e aplicações
1. Aplicações do turnaround
2. Alterações do turnaround
3. Análise de um trecho musical e considerações melódicas
UNIDADE 4. Estruturas Superiores (1º parte)
1. Estruturas superiores derivadas da escala Maior
UNIDADE 5. Construção de solos
1. Sobre as abordagens a improvisação
2. Improvisação temática: desenvolvimento melódico mediante o uso de células
3. Exercícios para ligar entre si os acordes de uma sequência harmônica
4. Como ligar sequências harmônicas inusitadas
5. Equilíbrio entre som e pausa
UNIDADE 6. Considerações sobre os campos harmônicos diatonicos menores e correlação escala/acorde
1. Escala Menor Harmonica: campo harmônico e escalas derivadas
2. Escala Menor Melódica: campo harmônico e escalas derivadas
UNIDADE 7. Outras escalas e suas aplicações
1. Escalas pentatonicas
2. Escalas simétricas (tons inteiros; aumentada; aumentada invertida; S-T; T-S)
3. Escalas do acorde diminuto
4. Escalas be-bop
UNIDADE 8. Estruturas Superiores (2" parte): Improvisação contemporânea
1. Novas tríades para a improvisação
2. Tríades superiores derivadas da escala Menor Melódica
3. A area de Dominante
4. Escalas pentatonicas sobrepostas
5. Tecnicas "IN-OUT"
UNIDADE 9. Outras tecnicas de improvisação
1. Núcleo comum das escalas Superlócria e Diminuta S-T
2. Quatro diferentes abordagens para a improvisação
REFLEXOES SOBRE A APRENDIZAGEM E A PRÁTICA DA IMPROVISAÇÃO
ESCALAS, NOTAS DISPONÍVEIS, FUNÇÃO E CARACTERÍSTICAS DE CADA TIPOLOGIA DE ACORDE
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS RELATIVAS AOS ASSUNTOS DESTE VOLUME