Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais

IMPROVISAÇÃO - Vol. 2 - Turi Collura

Práticas Criativas Para Composição Melódica na Música Popular
R$ 93,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: 409M

Editora: Vitale

Idioma: Português

Autor/Artista: Turi Collura

Instrumento: Todos

Formato: Livro Físico - Partitura - CD - 126 páginas

UPC: 9788574073309

O volume 2 aprofunda o estudo da construção melódica, tratando dos campos harmônicos, da correlação escala-acorde, dos clichês harmônicos, turnarounds, da improvisação moderna baseada nas Estruturas Superiores. Apresenta, enfim, quatro diferentes técnicas de improvisação: Técnica Paralela; Derivativa; Lydian Chromatic e Tom Comum.

ACOMPANHA CD

Referência:

- Caro Prof. Turi Collura, Parabenizo-o pela recente publicação do seu trabalho sobre Improvisação, que vem enriquecer o conjunto de materiais de apoio à atividade docente na área de música e contribuir para o permanente aperfeiçoamento de músicos e para a formação daqueles que ainda não pensam na música como profissão. No momento em que as práticas mais afeitas ao "mundo da música popular" ganham lugar nas instituições acadêmicas, a publicação do seu trabalho sobre a composição melódica na música popular cumpre um papel fundamental. (Dra. Regina Marcia Simão Santos, Programa de Pós-Graduação em Música -Mestrado e Doutorado- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) 

Conteúdo:

  • Abordagem horizontal à improvisação
  • Abordagem temática à improvisação
  • Exercícios para ligar entre si os acordes de uma seqüência harmônica
  • Clichês harmônicos
  • Correlação escala-acorde
  • Equilíbrio entre Som e Pausa
  • Desenvolvimento melódico mediante uso de células
  • Estruturas superiores
  • SubV7 e sua aplicação na composição melódica
  • Escalas simétricas (tons inteiros, Dom-dim, Diminuta T-S, aumentada, aumentada invertida); pentatônicas; be-bop (Jônica be-bop, menores be-bop, dominantes be-bop, superlócria be-bop, lócria be-bop, etc..)
  • Improvisação contemporânea

Índice:

UNIDADE 1. Considerações sobre o campo harmônico diatônico maior e correlação escala/acorde

1. Campo harmonica diatonico maior
2. Conceitos basicos de harmonia tonal
3. Escalas do campo harmonica maior e correlação escala/acorde
4. Movimentos cadenciais
5. A cadência II-V-I do ponto de vista melódico
6. A correlação escala/acorde e a improvisação horizontal
7. Considerações sobre a improvisação horizontal

UNIDADE 2. Cliches harmonicos, dominantes secundárias e acordes SubV7

1. Clichês harmônicos
2. Movimentos cadenciais secundários
3. O acorde Sub V7 e sua aplicação na composição melódica

UNIDADE 3. Turnarounds: formas, escalas e aplicações

1. Aplicações do turnaround
2. Alterações do turnaround
3. Análise de um trecho musical e considerações melódicas

UNIDADE 4. Estruturas Superiores (1º parte)

1. Estruturas superiores derivadas da escala Maior

UNIDADE 5. Construção de solos

1. Sobre as abordagens a improvisação
2. Improvisação temática: desenvolvimento melódico mediante o uso de células
3. Exercícios para ligar entre si os acordes de uma sequência harmônica
4. Como ligar sequências harmônicas inusitadas
5. Equilíbrio entre som e pausa

UNIDADE 6. Considerações sobre os campos harmônicos diatonicos menores e correlação escala/acorde

1. Escala Menor Harmonica: campo harmônico e escalas derivadas
2. Escala Menor Melódica: campo harmônico e escalas derivadas

UNIDADE 7. Outras escalas e suas aplicações

1. Escalas pentatonicas
2. Escalas simétricas (tons inteiros; aumentada; aumentada invertida; S-T; T-S)
3. Escalas do acorde diminuto
4. Escalas be-bop

UNIDADE 8. Estruturas Superiores (2" parte): Improvisação contemporânea

1. Novas tríades para a improvisação
2. Tríades superiores derivadas da escala Menor Melódica
3. A area de Dominante
4. Escalas pentatonicas sobrepostas
5. Tecnicas "IN-OUT"

UNIDADE 9. Outras tecnicas de improvisação

1. Núcleo comum das escalas Superlócria e Diminuta S-T
2. Quatro diferentes abordagens para a improvisação


REFLEXOES SOBRE A APRENDIZAGEM E A PRÁTICA DA IMPROVISAÇÃO

ESCALAS, NOTAS DISPONÍVEIS, FUNÇÃO E CARACTERÍSTICAS DE CADA TIPOLOGIA DE ACORDE

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS RELATIVAS AOS ASSUNTOS DESTE VOLUME