Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais
Boa Tarde Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Boa Tarde Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Turi Collura nos apresenta um texto com uma abordagem apaixonada e absolutamente preocupada com o aspecto didático do ensino da composição melódica. Existe algo que impressiona nesse livro: a riqueza de enfoques. Turi cerca o estudante com exemplos aplicados a estilos variados, análises esclarecedoras e sugestões sobre como praticar a improvisação com cada técnica abordada.
ACOMPANHA CD
Conteúdo:
Unidade 1. Preliminares
1. Cifras, notação e construção de tríades e tétrades
2. Notas acidentais e suas tipologias
3. Estudo de escalas e exercícios
4. Estruturas harmônicas usadas neste livro para fins didáticos
Unidade 2. Introdução à improvisação temática e à improvisação vertical
1. A improvisação temática
2. A improvisação vertical: o foco nas notas dos acordes
3. Elementos rítmicos
Unidade 3. Forma musical
1. Antecedente e conseqüente melódico
2. 2. As formas estruturais na música popular
Unidade 4. Abordagem diatônico-cromática: Tensão e Resolução melódica
1. Notas "T" e "R" na melodia
2. A análise melódica
3. Células rítmico-melódicas
Unidade 5. Aplicação da abordagem vertical em diversos contextos estilístico-musicais
1. Princípios de construção de linhas de walking bass
2. A execução da notação swing
3. Sobre a improvisação jazzística
4. Sobre a improvisação no choro
Unidade 6. Ciclos melódicos
1. O círculo das quintas como ferramenta de estudo
2. Considerações sobre a resolução melódica de tensões
3. "Chorinho para Hermeto": uma análise melódica e ciclos derivados
4. Tensões de 9" no acorde de dominante e suas resoluções
5. Outras tensões no acorde de dominante e suas resoluções
6. As notas de Tensão e Resolução dentro e fora da pulsação rítmica
7. Concepções rítmicas da tradição européia e da tradição africana
8. Variações de acentos e figuras rítmicas
Unidade 7. O blues e suas formas principais
1. Introdução
2. Escalas típicas da linguagem blues e patterns
3. O blues no estilo be-bop
Comentários:
"Esta obra apresenta várias e interessantes técnicas de fraseologia melódica; é de grande valor didático para quem é iniciante e também para quem quer se aprofundar no estudo da improvisação.
É também um ótimo ponto de partida para o músico erudito que queira desenvolver a arte da improvisação. É significativa a comparação - e ligação - dos dois sistemas rítmicos: norte-americano (blues e jazz) e brasileiro. Com certeza esta obra vai ajudar muitas pessoas na busca do próprio caminho criativo. Sucesso!"
Jeff Gardner
"Quando vi o material apresentado por Turi, fiquei satisfeito ao observar que o caminho tomado por ele coincide com o que pude perceber nestes trinta anos de análise e composição, solos e arranjos: a melodia se fundamenta em acordes deslocados melodicamente. Esses acordes recebem uma série de tratamentos, que podem começar pelos simples embelezamentos ou podem remeter à técnicas específicas, sempre fundamentadas nos acordes"
Sérgio Benevenuto