Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais

PIANO PÉROLAS - QUEM BRINCA JÁ CHEGOU - Carla Reis e Liliana Botelho

18 Peças Para Iniciantes. Repertório Por Imitação
R$ 82,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: CRLB2022

Editora: Independente

Idioma: Português

Autor/Artista: Carla Reis e Liliana Botelho

Instrumento: Piano

Formato: Livro Físico / Partituras / 73 páginas

UPC: 9788560488360

O livro de piano escrito por Carla Reis e Liliana Botelho traz uma contribuição bastante significativa para a educação musical e a pedagogia do piano. Contendo 18 peças, para os níveis iniciante, iniciante 2 e intermediário 1 que passeiam pelos diversos estilos da música brasileira e do mundo.

O livro traz um prefácio explicando o processo de criação e organização do livro além de orientações pedagógicas para o ensino de piano "por imitação" (também chamado de "rote teaching" em inglês). As autoras estabelecem oito passos para o ensino de piano por imitação:

1. Apreciação (ouvir, sentir e ver);

2. Comentários iniciais (análise da obra por parte das percepções e impressões do aluno);

3. Apreciação orientada (professor faz peguntas direcionadas para que o aluno investigue e perceba pontos que passaram despercebidos pelos comentários iniciais);

4. Identificação das estruturas musicais (forma, frases, motivos, padrões, etc.);

5. Verbalização (o professor pede para que o aluno narre o que acontece na música para verificar sua compreensão e estimular suas capacidade analítica);

6. Performance fluente de cada seção;

7 Recapitulação das seções aprendidas;

O livro de piano escrito por Carla Reis e Liliana Botelho traz uma contribuição bastante significativa para a educação musical e a pedagogia do piano. Contendo 18 peças, para os níveis iniciante, iniciante 2 e intermediário 1 que passeiam pelos diversos estilos da música brasileira e do mundo.

O livro traz um prefácio explicando o processo de criação e organização do livro além de orientações pedagógicas para o ensino de piano "por imitação" (também chamado de "rote teaching" em inglês). As autoras estabelecem oito passos para o ensino de piano por imitação:

1. Apreciação (ouvir, sentir e ver);

2. Comentários iniciais (análise da obra por parte das percepções e impressões do aluno);

3. Apreciação orientada (professor faz peguntas direcionadas para que o aluno investigue e perceba pontos que passaram despercebidos pelos comentários iniciais);

4. Identificação das estruturas musicais (forma, frases, motivos, padrões, etc.);

5. Verbalização (o professor pede para que o aluno narre o que acontece na música para verificar sua compreensão e estimular suas capacidade analítica);

6. Performance fluente de cada seção;

7 Recapitulação das seções aprendidas;

Além disso, o livro traz um pequeno resumo sobre cada peça, junto com as competências técnico-musicais a serem trabalhadas e sugestões didáticas.