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A partir de uma reflexão crítica, Toninho Carrasqueira apresenta uma metodologia de ensino voltada para a formação de músicos com as características culturais do jovem brasileiro contemporâneo. Focado em conceitos que o ensino tradicional não contempla, o autor baseia seu método no estímulo à criatividade, na proposta de um amplo entendimento da linguagem musical, em um maior contato com a música brasileira e no desenvolvimento da consciência harmônica dos instrumentistas melódicos de sopro e de cordas friccionadas.
Acompanha CD
Edusp
A partir de uma reflexão crítica, Toninho Carrasqueira apresenta uma metodologia de ensino voltada para a formação de músicos com as características culturais do jovem brasileiro contemporâneo. Focado em conceitos que o ensino tradicional não contempla, o autor baseia seu método no estímulo à criatividade, na proposta de um amplo entendimento da linguagem musical, em um maior contato com a música brasileira e no desenvolvimento da consciência harmônica dos instrumentistas melódicos de sopro e de cordas friccionadas. Assim, Divertimentos-descobertas contextualiza historicamente o aprendizado musical e sugere também um procedimento criativo de estudo, exemplificado em uma série de pequenos estudos didáticos criados pelo autor, apresentados na terceira parte do livro e ilustrados por composições e improvisos do CD Oriente-se, Ocidente-se, que acompanha o volume.
Sumário
Apresentação ........................................................................................................ 13
Introdução ............................................................................................................ 15
Parte 1
1. Intérprete e linguagem .........................................................................................19
1.1 Por um amplo entendimento dos elementos da linguagem musical ...............19
1.2 Considerações sobre o trabalho do intérprete...............................................20
1.2.1 O discurso musical, música e sintaxe ................................................22
1.2.2 A música e sua relação com outras áreas do conhecimento humano ..23
2. Considerações sobre o ensino da música no Brasil ..............................................27
2.1 Os anos de formação: a música na vida familiar em diálogo com
a escola e a sociedade ...................................................................................27
2.2 Aspectos do ensino formal de música e do instrumento propriamente dito ..30
2.2.1 Um olhar histórico: mecanicismo × criatividade ................................31
2.2.2 Ausência da música brasileira .............................................................34
2.3 Análise do predomínio da visão sobre a audição e os impactos
da especialização ..........................................................................................36
2.3.1 Predomínio da visão sobre a audição .................................................36
2.3.2 Impactos da especialização ................................................................38
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10 Divertimentos-descobertas
3. Diferenciais na construção de um aprendizado consistente ..................................41
3.1 Três aspectos fundamentais na formação de um músico no Brasil ................41
3.1.1 Considerações sobre a importância do conhecimento dos acordes .....42
3.1.1.1 A prática da transposição .....................................................45
3.1.2 Emprego da improvisação como ferramenta da experimentação ........46
3.1.3 Familiaridade com a música brasileira ................................................48
Parte 2
4. Desenvolvimento: revelando o não revelado ........................................................53
4.1 Uma proposta de estudo...............................................................................54
5. Elementos da linguagem musical ..........................................................................57
5.1 Intervalos .....................................................................................................58
5.2 Gênesis: primeiras escalas – pentatônicas e modos naturais..........................62
5.2.1 Escalas pentatônicas ..........................................................................64
5.2.2 Modos gregos.....................................................................................68
5.3 Intervalos e estruturas simétricas: revisitando
De la sonorité: art et technique ....................................................................72
5.3.1 Intervalo de segunda menor: escala cromática ...................................73
5.3.2 Intervalo de segunda maior: escalas de tons inteiros ..........................75
5.3.3 Intervalo de terça menor: um tom e um semitom – acordes diminutos ..77
5.3.4 Intervalo de terça maior: dois tons – acordes aumentados .................80
5.3.5 Escalas diminutas: octatônicas ...........................................................83
5.4 Divertimentos-descobertas ...........................................................................86
5.4.1 Intervalo de quarta justa: dois tons e um semitom .............................96
5.4.2 Intervalo de quarta aumentada: trítono .............................................97
5.4.3 Intervalo de quinta justa ....................................................................99
5.4.4 Intervalo de quinta aumentada: quatro tons ....................................101
5.4.5 Intervalo de sexta menor e sexta maior ............................................101
5.4.6 Intervalo de sétima menor e sétima maior ........................................103
5.4.7 Intervalo de oitava justa ...................................................................104
5.5 Harmonia e tonalidade...............................................................................105
5.6 Acordes, estrutura e cifragem: tríades maiores, menores, aumentadas
e diminutas – inversões e encadeamentos ...................................................106
5.6.1 Metodologia para o estudo dos acordes: cifras – tríades, tétrades
e inversões ........................................................................................107
5.6.2 Tríades maiores e menores no círculo das quintas ou quartas ..........114
5.6.2.1 Inversões ............................................................................116
5.6.2.2 Tríades em ciclos de segundas, terças e quartas ...................118
5.6.3 Acordes de sexta ..............................................................................131
5.6.4 Campo harmônico: tríades ...............................................................133
5.6.5 Notas melódicas ou notas de adorno: apojatura, nota de passagem,
bordadura, retardo, antecipação, escapada e nota pedal ...................139
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Sumário 11
5.6.6 Campo harmônico: tétrades ...........................................................147
5.6.7 Escalas de acordes ou sobre acordes ..............................................150
5.6.7.1 Escalas hexafônicas de tons inteiros ...............................150
5.6.7.2 Escalas octatônicas: diminutas ........................................151
5.6.8 Acordes de sétima ..........................................................................156
5.6.9 Acordes de sétima e nona ...............................................................163
5.6.10 Acordes de décima primeira ...........................................................164
5.6.11 Acordes de décima terceira .............................................................164
6. Análise harmônica de alguns estudos consagrados e frases para aquecimento ....167
7. Encadeamento harmônico: cadências .................................................................173
Parte 3
8. Estudos a duas, três e quatro vozes ....................................................................181
9. Prelúdios e estudos didáticos ..............................................................................193
CD Oriente-se, Ocidente ..................................................................................... 223
Agradecimentos ......................................................................................................227
Referências .............................................................................................................229
Sobre o autor ..........................................................................................................235