Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais
Boa Noite Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Boa Noite Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Escrito para baixistas e bateristas, o método Brazilian Beats oferece 83 exemplos de alguns dos mais populares ritmos brasileiros, como samba, baião, xote, frevo, marcha, ijexá e lambada. Com uma abordagem objetiva e direta, o autor oferece uma amostra do que aconteceu neste cenário musical desde a década de 60, quando o contrabaixo e a bateria foram definitivamente incorporados por esses ritmos, até os dias de hoje. A obra traz referências ao estilo de instrumentistas brasileiros consagrados, como Luizão Maia, Nico Assumpção, Teo Lima, Jorge Gomes, entre outros, que ajudaram a construir a moderna música popular brasileira. O autor reserva ainda um capítulo especial, em que explica as origens dos ritmos abordados e seus respectivos expoentes ao longo da história.
Acompanha Áudio e Video Online
Acompanha Áudio e Video
Autor: Leandro Maciel é multi-instrumentista, atuando profissionalmente há mais de vinte anos como baterista e baixista de diversos projetos de MPB, pop, rock e soul. Durante os anos 1990, fez parte da Banda Cara de Pau, importante nome da cena soul paulistana. Entre seus trabalhos mais recentes, destacam-se suas participações na banda Evolution e no coletivo Eletromovie. Atua também em inúmeros trabalhos como sideman.
Comentários:
"Definitivamente um método que o estudante e pesquisador de ritmos, nuances e "cores" de nossa música brasilieira deve checar com atenção. Leandro Maciel, com sua experiência tanto em bateria quanto em contra-baixo, tratou o assunto com carinho e prestou um excelente serviço à comunidade musical como um todo. É um método para deixar longe das prateleiras e perto da estante de partitura, deve ser colocado em prática pois o conteúdo é eficiente e muito abrangente." - Alex Reis, baterista (Cirque du Soleil, Sá e Guarabira, Belchior, Fabio Junior)
"Este método foi feito por quem conhece muito o que o baixo e a bateria brasileira tem. Obrigado pelo vasto vocabulário." - Claudio Machado, baixista (Elba Ramalho, Mozart Mello, Wander Taffo, Derico entre outros, professor da I.B.T.)
"Na minha carreira conheci alguns músicos que se diziam multi-instrumentistas. Conto nos dedos das mãos aqueles que donos de um grande domínio técnico em um instrumento, conseguiam se expressar no mesmo nível em outros. Leandro Maciel com certeza é um deles. Seja na bateria, baixo ou violão, sua performance e sua rítmica são sempre irretocáveis". - Fernando Savaglia, baixista (Music4u2b. Autor do método "soul funk". Andrea Marquee, Mo´Jama , Orango Funk, Cocver Baixo).
Mais um lançamento nacional, explorando a nossa rica diversidade rítmica. O multi- instrumentista Leandro Maciel nos traz o seu recente trabalho didático, o livro Brazilian Beats o qual é direcionado para a bateria e contra baixo, Abrangendo Ritmos como o Samba Xote, Marcha, Maracatu, Ijexá, Axé, relembrando a lambada, o autor tem como objetivo auxiliar bateras e baixistas no desenvolvimento e na criação de outras levadas explorando o contexto dos gêneros propostos, O livro em questão acompanha Audio Online. com 78 faixas contendo as levadas de batera e baixo sendo melhor indicado para o nível intermediário e avançado. Trata-se de um material prático com muito conteúdo retratando com muita fidelidade a vivência e experiência do autor no contexto apresentado, Conclusão: Dentre os aspectos que devem ser ressaltados nesse material, encontra-se o lado musical de Leandro Maciel. Tocar baixo e batera sem dúvida são atributos inquestionáveis para que o músico possa interpretar com maior amplitude o contexto da interação desses dois instrumentos, fator que solidifica a qualidade do material em questão, O autor proporciona tanto para baixistas quanto para bateristas, interessantes grooves ao abordar os estilos apresentados, tendo como prioridade a música e não a técnica, a qual, é claro, você tem que ter. As levadas linkadas com o baixo reproduzem nos temas apresentados uma forma real do que deve ser tocado, resultado da interpretação musical do autor. É uma boa surpresa e mais uma opção como fonte de informações para consulta de alguns dos mais importantes ritmos brasileiros. Vale a pena conferir, mostre para seu professor! - Lauro Lellis - Revista Bateria e Percussão