Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais
Boa Noite Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Boa Noite Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Disponibilidade: Em estoque
Código: EMP11961
Editora: Unicamp
Idioma: Português
Autor/Artista: Carlos Almada
Instrumento: Todos
Formato: Livro Físico / 368 Páginas
UPC: 9788526808799
Este livro, dividido em duas partes, tem por objetivo abranger o curso completo de arranjo, que, embora pertença essencialmente à esfera popular, depende de matérias tradicionalmente ligadas ao estudo da música erudita, como contraponto, morfologia, harmonia e orquestração. Embora não seja possível um mergulho aprofundado nestas matérias, há, contudo, uma permanente preocupação em destacar sua importância, em ambas as partes. A primeira parte dedica-se a assuntos mais básicos e atende às necessidades do músico que deseja obter conhecimentos suficientes para arranjos de base e sopros. A segunda parte, dedicada aos que optam pela carreira de arranjador, volta-se para a especialização, tratando de assuntos mais ligados à propria composição, além dos instrumentos mais encontrados em orquestras.
Unicamp
Alguns métodos pretendem ser simples demais e acabam deixando o estudante com “vácuos” de informação. Outros, ao contrário, se atolam tanto em normas e detalhes de procedimentos que sufocam a capacidade de elaboração criativa do aluno, deixando-o condicionado a fórmulas e sistemas. Os métodos que mais comprovam sua funcionalidade são aqueles com os quais, por meio de um constante diálogo com o autor, o estudante pode desvendar os “porquês” imediatamente, antes do “como fazer”. Carlos Almada conseguiu trazer em seu método o equilíbrio ideal entre as duas coisas, na medida e na ordem certas. Finalmente vemos chegar ao Brasil, tão carente de literatura específica sobre música, um método realmente desenvolvido sobre essas bases. Que os estudantes façam ótimo proveito! (Sérgio Benevenuto)
Conteúdo:
PARTE 1:
Capítulo 1: Classificação dos Instrumentos
Quanto ao meio de produção do som
Quanto à funcionalidade
Capítulo 2: Normas de Escrita
Sinais de dinâmica
Sinais de expressão
Articulação e Fraseado
Tempo
Caráter e Estilo
Termos de apoio
Sinais de forma
Algumas normas para a escrita da grade
Proporção
Alinhamento
Ordem dos instrumentos
Capítulo 3: A Base Rítmica
Bateria
Percussão
Baixo
Diferenças entre baixo elétrico e contrabaixo acústico
Efeitos e recursos
Funções do baixo
Algumas orientações na criação de uma linha de baixo
Integração baixo/bateria
Algumas levadas básicas
Exercícios
Violão e Guitarra
Diferenças entre violão e guitarra
Recursos e efeitos
Piano
Principais características das regiões do piano
Funções das mãos direita e esquerda
Escrita
Redução para piano
Literatura sugerida para análises
Capítulo 4 - Forma e planejamento
Capítulo 5 - Madeiras
Flauta
Clarineta
Saxofone
Capítulo 6 - Soli
Soli a duas partes
Tipos de movimentos relativos entre duas vozes
Classificação dos intervalos
Análise melódica
Soli a três partes
Aspecto harmônico
Aspecto melódico
Técnicas de rearmonização de inflexões
Soli a quatro partes
Tipos de espaçamento
Limites para intervalos graves
Técnicas de rearmonização de inflexões
Substituição de notas do acorde por tensões harmônicas
Soli a cinco vozes
Possibilidades de escrita para cinco ou mais sopros
Capítulo 7 - Metais
Trompete
Trombone
PARTE 2
Capítulo 8 - Escrita Vocal
Capítulo 9 - Soli (2º Parte)
Voicings em quartas
Voicings em clusters
Big Band
Instrumentação
Capítulo 10 - Madeiras (2ºParte)
Oboé
Fagote
Capítulo 11 - Melodia
Melodia
Relação entre melodia e harmonia
Estrutura
Contorno / ponto culminante
Motivo
Transformações melódicas
Transposição
Aumentação
Diminuição
Inversão
Retrogradação
Combinações
Variação
Variação intervalar
Variação rítmica
Ornamamentação
Interposição de notas dos acordes
Combinação de motivos
Aplicações
Tema e Variações
Literatura Sugerida
Capítulo 12 - Metais (2º Parte)
Trompa
Tuba
Capítulo 13 - Background
Background Melódico
Background Harmônico
Background Rítmico
Background Simultâneo
Capítulo 14 - Cordas
Violino
Viola
Violoncelo
Contrabaixo
Capítulo 15 - Textura Polifônica
Contraponto Medieval
Contraponto Renascentista (Modal ou Palestriniano)
Contraponto Barroco
Contraponto Clássico/Romântico
Contraponto Atonal
Contraponto na MPB
Capítulo 16 - Harpa
Capítulo 17 - Percussão (2º Parte)
Tímpanos
Xilofone
Vibrafone
Glockenspiel
Sinos Tubulares
Celesta
Capítulo 18 - Tratamento Orquestral