Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais
Boa Tarde Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Boa Tarde Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Iniciação ao violão de Henrique Pinto é um dos livros mais utilizados nas escolas de música de todo e Brasil. Indispensável nos estudos de qualquer violonista iniciante.
O livro começa com um texto inspirado de Henrique Pinto que discorre sobre e sistemática do ensino do violão, que deve levar em consideração fatores psicológicos, musicais e técnicos do aluno. Só por esse texto, de 3 páginas, já vale e pena comprar e livro.
Em seguida e professor subdivide os problemas e serem resolvidos pelo aluno, dando um verdadeiro manual de como corrigir sua postura ao tocar.
Posteriormente e autor utiliza fotos para ilustrar pontos importantes relacionados à técnica do instrumento, tais como: onde e como sentar, mão direita, quanto ao toque dos dedos da mão direita, do polegar e preparo da mão direita. Além de iniciar e trabalho teórico de leitura com: abreviações usadas para e mão direita e símbolos para determinar e localização das notas.
À partir daí e livro começa com exercícios práticos, que auxiliam na iniciação à leitura de partituras, combinados com técnicas de mão direita.
Temos então uma ilustração sobre utilização correta da mão esquerda e diversos exercícios práticos para consolidar os conhecimentos adquiridos atá aqui, além de uma rápida explicação sobre notas alteradas (sustenidos e bemóis).
O livro começa então com sua parte inicial de repertório, que e autor chama de "coletânea de estudos melódicos e peças, usando todas as notas estudadas".
Essas peças são ideais para e início da construção do repertório do violonista, nesta primeira parte do livro temos 13 músicas relativamente simples que levam e aluno e uma melhora progressiva na sua técnica.
O livro entra na sua "segunda fase", onde e autor ilustra outras técnicas, como e ligado e e pestana e propõe alguns exercícios.
A terceira parte do livro é uma coletâne de peças progressivas, ou seja, com dificuldade crescente. Essas peças podem tranquilamente fazer parte do repertório permanente do estudante, e representam um avanço significativo em termos técnicos.
As 12 peças da terceira parte são: Espagnoleta (G. Sanz), Green-Sleeves (Anônimo), Allegretto (M.Carcassi), Papillon (M. Caracassi), Allegro (Henrique Pinto), Estudo em Dó (F. Tárrega), Estudo em Mi Menor (F. Tárrega), Andantino (M. Caracassi), ValSA (D. Aguado), Lágrima (F. Tárrega), Bourreé (J. S. Bach).
Ricordi
Conteúdo:
Abreviações Usadas Para A Mão Direita
Abreviações Usadas Para A Mão Esquerda
Ligado
Localizações Das Notas Naturais Sobre A 3ª, 2ª E 1ª Cordas
Localizações Das Notas Naturais Sobre A 6ª, 5ª E 4ª Cordas
Mão Direita
Notas Alteradas (Sustenido * Bemol E Bequadro)
Onde E Como Sentar
Pestana
Polegar
Preparo Da Mão Direita
Preparo Da Mão Esquerda
Símbolos Usados Para Determinar As Localizações Das Notas
Toque Dos Dedos Indicador, Médio E Anular Da Mão Direita
Lições:
Combinação Do Polegar Com O Indicador, Médio E Anular
Exercícios Sobre A 3ª, 2ª E 1ª Cordas
Exercícios Sobre A 6ª, 5ª E 4ª Corda
Localizações Das Notas Quanto Aos Sinais De Alteração
Uso Do Indicador, Médio E Anular
Uso Do Polegar
Vamos Tocar:
Allegretto (Henrique Pinto)
Allegretto (Matteo Carcassi)
Allegro (Henrique Pinto)
Andante (Ferdinando Carulli)
Andante (Henrique Pinto)
Andante (Matteo Carcassi)
Andante Religioso (Matteo Carcassi)
Andantino (Antonio Cano)
Andantino (Matteo Carcassi)
Bourrée (J.S.Bach)
Espagnoleta (G.Sanz)
Estudo Em Dó (Francisco Tarrega)
Estudo Em Mi Menor (Francisco Tarrega)
Greensleeves (Anônimo)
Lagrima (Francisco Tarrega)
Papillon (Matteo Carcassi)
Poco Andante (Napoleon Coste)
Prelúdio (Henrique Pinto)
Quase Andante (Henrique Pinto)
Valsa (Dionísio Aguado)
Valsa (Ferdinando Carulli)