Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais

THE ADVANCING GUITARIST - Mick Goodrick

R$ 149,99 R$ 134,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: 00603009

Editora: Hal Leonard

Idioma: Inglês

Autor/Artista: Mick Goodrick

Instrumento: Guitarra

Formato: Livro Físico / Partitura / 120 páginas

UPC: 073999030099

Experiente músico e professor, Mick Goodrick apresenta neste conhecido livro, informações para o guitarrista que quer desenvolver sua técnica e estilo ou simplesmente se tornar um músico melhor. Algumas das áreas discutidas neste trabalho são: modos, escalas e acordes, harmonia contemporânea, mecanismos básicos do braço da guitarra, harmônicos e Overtone Influences, saber ser auto-crítico, improvisação sobre pequenas peças, diversas situações e modos de tocar, e muito mais.

Hal Leonard

Sinopse Original:

Veteran musician and educator Mick Goodrick presents practical information for guitarists who want to improve their playing technique and style and simply become better musicians. Rather than a step-by-step method book, the information is presented in a general essay format, discussing ways that the various techniques covered may be applied by the advancing guitarist to enhance his/her own style of playing, some of the areas discussed include: * Basic Fingerboard Mechanics * Modes, Scales and Chords * Contemporary Harmony * Harmonica and Overtone Influences * Being Self-Critical * Improvising Short Pieces * Different Playing Situations.

 

Resenha The Advancing Guitarrist - Mick Goodrick
Por André Martins

Eu me lembro que a primeira vez que ouvi falar de Mick Goodrick foi em meados da década de 1990. Eu tinha cerca de 20 anos e estava naquela dúvida se faria uma outra faculdade, de música, ou seguia a minha primeira graduação, em Comunicação & Artes. Já tocava e trabalhava com música desde os meus 15 anos de idade, mas, principalmente naquela época, no Brasil, era frequente a gente se perguntar o que iria fazer “profissionalmente”... Lendo uma entrevista do grande guitarrista carioca Heitor TP, fiquei impressionado com o fato dele ter ido de navio para os EUA, porque queria estudar com o Goodrick. Heitor não tinha, à época, dinheiro suficiente para se matricular na Berklee, lendária universidade de música em Boston, onde Goodrick lecionava e já havia tido, como alunos, gente como John Scofield, Pat Metheny, Steve Vai e Mike Stern, dentre tantos outros. O nome de Goodrick foi citado várias vezes nesta entrevista, que me fez escrever para a jornalista que havia feito, pedindo o contato do Heitor, pois queria saber sobre o lendário professor. Essa entrevista do Heitor foi o empurrão final que eu precisava para tomar a decisão de vender tudo o que eu tinha conseguido comprar de equipamento até aquele momento na minha vida e ir estudar guitarra nos EUA.


Chegando em Los Angeles, eu me lembro que, em apenas 3 dias após minha chegada eu entrava ansiosamente e pela 1a vez na pequena livraria do Musicians Intitute, em Hollywood, para comprar exatamente o tal livro do GoodRick. Levei para casa, e tomei um susto. O livro tinha muito, mas muito texto, destoando totalmente daqueles métodos de guitarra manjadíssimos com escalas subindo e descendo o braço em sextinas, arpejos e licks tradicionais.


Não, The Advancing Guitarrist era diferente, exatamente porque seu autor, Mick Goodrick, talvez seja um dos músicos e didatas da guitarra mais originais que já existiram.
Goodrick faz o que, pelo menos idealmente, todo “método” de guitarra deveria fazer/proporcionar ao estudante do instrumento: pensar fora da caixa. Os exercícios propostos são absolutamente incríveis, originais e diferentes. Não é um livro que você lê tradicionalmente, do começo ao fim, mas vai lendo e relendo durante anos. Eu, para ser muito sincero, ainda o leio, ainda o estudo, constantemente o consulto.


Afinal, qual outro livro de guitarra você encontra, dentre dezenas de outros exercícios únicos, perguntas como estas:
What note will I play next?
Will it be a short or long note? Loud or soft?
When will I play it?
Will it be followed by other notes?
What kind of tone quality will it have?
What am I trying to convey by this note?
Is what I’m going to play similar to or different from what I’ve just played?
Am I going somewhere with this note or am I arriving from somewhere with this note, or is it just there by itself?

Até hoje, em 2021, eu continuo recomendando esta obra-prima para praticamente todos os alunos e alunas que já passaram por mim. Não é apenas um livro importante, é uma obra/método obrigatório de se ter (e obviamente, de ler, estudar, reler e refletir) para todos aqueles que levam o estudo da guitarra a sério. E é sempre importante lembrar que o método não serve apenas para os guitarristas. Apesar de ser focado no instrumento, como o próprio título atesta, a sua quase totalidade de exercícios, reflexões e orientações se aplicam a qualquer instrumento musical contemporâneo.
Não é à toa que The Advancing Guitarrist, lançado originalmente em 1987, continua sendo até hoje um referência no estudo do instrumento, em nível mundial. Pouquíssimos livros atingem este status de obra obrigatória no repertório de ensino da guitarra. Não sou dado a exageros, mas considero (correndo o seríssimo risco de ser considerado exagerado) de dizer que The Advancing Guitarrist é o livro de guitarra mais importante já escrito.

Minha recomendação para você é a mesma que Heitor TP me fez, ao conhecê-lo pessoalmente em LA e falarmos sobre este livro: “leia-o, releia-o, rabisque, estude, toque os exercícios, faça as tarefas propostas, estude constantemente este método”. Heitorzinho, como é conhecido carinhosamente pelos músicos, me disse isso em 1998. Ainda hoje, tantos anos depois, eu ainda tenho minha cópia original do Advacing Guitarrist, comprada em Hollywood e uma cópia extra, comprada aqui no Brasil, na querida Free Note, como garantia que eu jamais ficarei sem um exemplar para ler e pensar/tocar na imensidão de possibilidades criativas que Goodrick oferece ao leitor e estudante da guitarra.

Se você ainda não tem este incrível e essencial livro, não perca mais tempo e garanta já a sua cópia. Eu te garanto que você vai me agradecer um dia.
Grande abraço! AM