APRENDENDO VIOLÃO - Humberto Colácio

R$ 41,99

Disponibilidade: Indisponível

Código: HC0464

Editora: Humberto Colácio

Idioma: Português

Autor/Artista: Humberto Colácio

Instrumento: Violão

Formato: Livro / 46 páginas

Share |


 

Este livro foi elaborado no intuito de trabalhar com alunos em seu primeiro ano de violão. Para isso, selecionei músicas e exercícios que contém elementos primordiais para o estudante desenvolver: leitura, solfejo, arpejo, técnica e, principalmente, ter um contato mais próximo com o folclore brasileiro e com temas famosos da música erudita. A cada exercício ou explicação proposta no livro, sugere-se que o aluno trabalhe uma sequência de músicas, executando melodias folclóricas. Ao professor, também, caberá o acompanhamento rítmico e harmônico, por meio das cifras indicadas em cada canção. Os exercícios buscam desenvolver a coordenação e independência de ambas as mãos, para que o aluno evite a repetição de dedos ao tocar o repertório. Também é recomendável que o professor peça ao aluno que escrever o nome de cada nota das melodias e, posteriormente, cante as mesmas com os alunos, desenvolvendo assim o solfejo. Ao tocar as canções, o aluno e professor, irão notar que a métrica textual pode variar de um verso para o outro, mas sem comprometer o caráter principal da melodia.
 


Prefácio

Este livro foi elaborado no intuito de trabalhar com alunos em seu primeiro ano de violão. Para isso, selecionei músicas e exercícios que contém elementos primordiais para o estudante desenvolver: leitura, solfejo, arpejo, técnica e, principalmente, ter um contato mais próximo com o folclore brasileiro e com temas famosos da música erudita.
A cada exercício ou explicação proposta no livro, sugere-se que o aluno trabalhe uma sequência de músicas, executando melodias folclóricas. Ao professor, também, caberá o acompanhamento rítmico e harmônico, por meio das cifras indicadas em cada canção. Os exercícios buscam desenvolver a coordenação e independência de ambas as mãos, para que o aluno evite a repetição de dedos ao tocar o repertório. Também é recomendável que o professor peça ao aluno que escrever o nome de cada nota das melodias e, posteriormente, cante as mesmas com os alunos, desenvolvendo assim o solfejo. Ao tocar as canções, o aluno e professor, irão notar que a métrica textual pode variar de um verso para o outro, mas sem comprometer o caráter principal da melodia.

O autor

Humberto Colácio (Mogi das Cruzes, SP - 1978), atua como concertista, arranjador e professor. Formado em violão erudito pela Faculdade Cantareira (SP), cursou a Fundação das Artes de São Caetano do Sul e a Pós-Graduação da (U.S.P), participou de diversos festivais de violão: Koblenz International Guitar Festival (Alemanha), Festival de Música de Ourinhos (SP), Encontro Internacional de Violão de Tatuí (SP), Seminário Nacional de Violão ´´Souza Lima´´ (SP), Seminário Vital Medeiros (Mogi das Cruzes), Festival Música nas Montanhas (MG), recebeu orientação musical de importantes professores: Debora Gurgel, Pedro Cameron, Paulo Bellinati, Henrique Pinto, Paulo Martelli, José Egídio de Oliveira, Edelton Gloeden, Paola Picherzky, Fernando Lima, Cecilia Siqueira, Camilo Carrara, Fabio Ramazzina e João Luiz Rezende Lopes. Dentro de sua produção como arranjador, destacam-se a parceria com a pianista Debora Gurgel e o projeto ´´Sons e Palavras´´, que trazem releituras de clássicos da música popular e instrumental brasileira, ao ambiente de câmara. Apresenta-se frequentemente em diversas cidades e salas de concerto, como; Teatro Lauro Gomes S.B.C, SESC São Caetano do Sul, Instituto Cervantes (SP), Photozofia (São Francisco Xavier), Espaço União Livraria & Café (Jaú), Teatro Heleny Guariba (SP), Hotel Toriba (Campos do Jordão), Associação Casarão da Mariquinha (Mogi das Cruzes), Espaço Sons & Palavras S.B.C), Pinacoteca de São Bernardo do Campo, Gambalaia Espaço de Artes (Santo André). É autor do método ´´Aprendendo Violão´´ e da publicação dos ´´24 Estudos Progressivos´´ - Opus 31 do compositor espanhol Fernando Sor (1778-1839).