A CANÇÃO BRASILEIRA, LEITURAS DO BRASIL ATRAVÉS DA MÚSICA

R$ 59,99

Disponibilidade: Indisponível

Código: EMP14291

Editora: Empório do Livro

Idioma: Português

Autor/Artista: Santuza Cambraia Naves

Instrumento: Literatura

Formato: Livro / 208 páginas

UPC: 9788537814291

Share |


 

A canção brasileira - leituras do Brasil através da música reúne artigos sobre música brasileira publicados por Santuza Cambraia Naves (1952-2012) em periódicos e coletâneas ao longo de sua carreira de antropóloga dedicada ao estudo da música. Ao todo, são onze artigos, que, tomados em conjunto, apresentam uma visão coerente do papel formativo desempenhado pela música - especialmente a canção - na história do país nos últimos cem anos. Eles estão agrupados em duas seções. Na primeira, os textos partem da música popular de décadas mais remotas do samba-canção, passando pela bossa-nova, à tropicália - até chegarem a seus desenvolvimentos mais recentes - desde a Vanguarda Paulista e o rock dos anos 1980 até o rap contemporâneo. Tratam, portanto, de temas amplos, como por exemplo as relações entre a contracultura e a tropicália. A segunda seção é composta por artigos sobre casos particulares de quatro expoentes da nossa música; Villa-Lobos, Tom Jobim, Chico Buarque e Caetano Veloso.


Editora: Jorge Zahar

De Villa-Lobos ao samba-canção, da bossa-nova à tropicália e ao rap contemporâneo, esse livro apresenta uma visão coerente do papel desempenhado pela música na história do país nos últimos cem anos.

A canção brasileira reúne onze artigos de Santuza Cambraia Naves - inéditos para o grande público - que revelam, acima de tudo, aspectos essenciais de uma obra vasta, pioneira e que é referência em diversos campos do conhecimento.

"Santuza acompanhou a música popular brasileira nas suas várias frentes, de maneira viva, generosa, atenta, inteligente." José Miguel Wisnik, escritor e compositor

"O pensamento e os temas trabalhados por Santuza são solares, pois nos apresentam o que de mais potente se produziu em uma determinada época da arte brasileira… Santuza ficará ressoando entre nós por muitos e muitos anos quando falarmos sobre a música popular brasileira de ontem, de hoje e de além." Frederico Coelho, ensaísta

"Os artigos têm linguagem acessível, evitando academicismo que poderia afugentar leitores pouco habituados às prosódias universitárias.