RITMOS AFRO-BRASILEIROS NA BATERIA - Tito Oliveira

Afro-Brazilian Rhythms for Drum Kit
R$ 89,99

Disponibilidade: Indisponível

Código: TRIT4769

Editora: TITO OLIVEIRA

Idioma: Português / Inglês

Autor/Artista: Tito Oliveira

Instrumento: Bateria

Formato: Livro - Partitura - 97 Páginas

UPC: 9788587204769

Share |


"O livro se divide em quatro partes, nelas estão alguns dos ritmos do universo afrobaiano: Vassi, Ijexá, Aguerê e Sambas, sendo que o Samba esta dividido em Kabila, Samba-de-roda e Samba Reggae. Foram enfatizados os exemplos em diferentes seções para maior compreensão da clave de cada ritmo proposto no livro. Os textos são concisos, pois o foco são os grooves escritos de forma bastante clara. O CD traz os áudios desses grooves. Quero compartilhar, para maior alcance, minha convicção na crença que a música afro-baiana tem espaço de mercado e é um produto poderoso, de qualidade e variedade quase infinita. Um bom groove a todos!"

ACOMPANHA CD


"Desde sempre, sou fascinado pelos ritmos da música ancestral afro baiana. Através do meu amadurecimento prossional e da minha colheita de informações rítmicas por meio de amigos Alabês, parceiros de profissão que foram gerados e se alimentam dessa fonte rica de conhecimentos, como Luizinho do Jêje, Gabi Guedes, Iuri Passos e meu professor e maestro Letieres Leite, venho pesquisando e adaptando estes ritmos à minha maneira de senti-los, interpretá-los e concebê-los na bateria.

Há um bom tempo, venho tentando passar minhas ideias da cabeça para o papel. Então, convidei meus amigos Marcos Bezerra (músico e pesquisador), Luis Claúdio Nunes e Henrique Duarte que abraçaram meu projeto com muito carinho e profissionalismo. Juntando os ingredientes com coerência, formatamos o livro que tem como diferencial “o meu fazer“, com um material ainda pouco difundido por parte dos músicos em geral.

O livro se divide em quatro partes, nelas estão alguns dos ritmos do universo afrobaiano: Vassi, Ijexá, Aguerê e Sambas, sendo que o Samba esta dividido em Kabila, Samba-de-roda e Samba Reggae. Foram enfatizados os exemplos em diferentes seções para maior compreensão da clave de cada ritmo proposto no livro. Os textos são concisos, pois o foco são os grooves escritos de forma bastante clara. O CD traz os áudios desses grooves. Quero compartilhar, para maior alcance, minha convicção na crença que a música afro-baiana tem espaço de mercado e é um produto poderoso, de qualidade e variedade quase infinita. Um bom groove a todos!"

SOBRE O AUTOR

Tito Oliveira nasceu em 1970, em Castro Alves, Bahia.
A música fez parte da sua vida desde a infância. Filho de músico teve como inspiração a figura de seu pai, Sr. Oliveira, saxofonista e proprietário da Banda Oliveira, uma das mais importantes bandas de baile da Bahia. Aos 13 anos começou a tocar bateria e com 15 ingressou na banda da família.
O período em que esteve na Banda Oliveira foi de grande proveito para sua formação musical. Segundo suas palavras “banda de baile é uma ótima escola”.
Paralelamente, continuou seus estudos autodidata buscando sempre as informações em métodos de técnicas, independência conseguida com muita dificuldade e ouvindo os grandes mestres da bateria.
Também acompanhou em shows e turnês artistas como Daniela Mercury, João Donato, Elba Ramalho, Luciana Mello, Mart'nália, Margareth Menezes, Flávio Venturini, Peu Meurray, Orlando Costa, Luciano Calazans, Geronimo, Lazzo Matumbi, Larissa Luz, Paula Lima, Roberta Sá, Alaíde Costa & Rosa Maria, Daúde, Letieres Leite & Quinteto, atualmente acompanha o artista Carlinhos Brown.
Tito Oliveira gravou com Ivete Sangalo, Saulo Fernandes, Carla Cristina, Aline Calixto, Geronimo, Daniela Mercury (Som Brasil), Jau, Lazzo Matumbi, Arthur Maia, Adelmário Coelho, Virgilio, Carlinhos Brown, Artur Aguiar e outros.
Na busca constante pela música de qualidade, Tito desenvolve projetos de workshop, palestras e shows, juntamente com o músico Gerson Silva, “A Semana da Bateria” e a “Segunda é do Músico” esses projetos tem a participação de músicos conceituados como: Kiko Freitas, Nelson Farias, Marcio Bahia, Carlos Bala, Celso de Almeida, Nei Conceição, Edu Ribeiro, Cuca Teixeira, Tiago do Espírito Santo, Arthur Maia, Ricardo Silveira, Robertinho Silva, Marcelo Mariano, Léo Gandelman, etc.
Tito Oliveira mantém parcerias com Gretsch, Drum Pads, Staner Audioamerica, Sonotec Music & Sound e Roland Brasil.