NA MOSCA - Criação de Frases Cromáticas Para Improvisação Jazzística

R$ 64,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: DT001

Editora: Independente

Idioma: Português

Autor/Artista: Diorgenes Torres

Instrumento: Guitarra - Todos

Formato: Livro / CD / Partitura - Tablatura / 172 páginas

UPC: 9788591283309

Este livro nasceu como um trabalho acadêmico e por isso é tão bem organizado e fudamentado, com referências bibliográficas importantes, atingindo o público acadêmico e autodidata, oferecendo ao estudante de música as ferramentas necessárias para construção e utilização de frases para improvisação jazzística.  O livro enfoca o tema CROMATISMO especificamente - a criação de frases baseadas no sistema de "notal-alvo" (por isso o título "NA MOSCA!"). Ensina a construir frases para improvisação com 72 frases analisadas (do simples para o complexo) em diversos contextos harmônicos existentes no jazz e, por extensão, na música popular brasileira. Estas 72 frases foram gravadas em um CD (encarte) por vários instrumentos (violão, baixo, sax, trompete, flauta e piano) justamente para mostrar a aplicabilidade dos conceitos em diversos instrumentos.  Faz uma breve abordagem histórica sobre a incorporação de "notas estranhas" à música tonal e estabelece fundamentos à utilização da aproximação cromática nos improvisos no jazz. IMPERDÍVEL!

ACOMPANHA CD


Clique nas páginas abaixo para visualizar os exemplos: 

PAG. 32 - PAG. 92 - PAG. 104 - PAG. 112  - PAG. 123

O foco principal deste livro é oferecer ao estudante de música as ferramentas necessárias para construção e utilização de suas próprias frases para improvisação jazzística.  Apresenta uma metodologia inovadora de um dos processos de criação de frases melódicas para improvisação jazzística com uso do cromatismo, tendo o sistema de "nota alvo" como base. Faz uma breve abordagem histórica sobre a incorporação de "notas estranhas" à música tonal europeia e estabelece fundamentos à utilização da aproximação cromática nos improvisos no jazz.

É direcionado a estudantes de instrumentos harmônicos e melódicos usados na improvisação jazzística e, por extensão, em outros estilos musicais que incorporaram esta linguagem. Mostra o passo a passo da elaboração desse processo criativo de frases em diversos contextos harmônicos, indo da construção de frases com um só acorde - a tétrade, passando por vários tipos de clichês harmônicos, até chegar aos encadeamentos de frases, compostos de vários acordes em métricas diferentes, comuns em standards de jazz.

Com linguagem fácil e proposta didática, o autor parte do desenvolvimento do padrão melódico como célula embrionária e geradora da frase, explicando-o como um mecanismo rítmico e melódico elaborado para "circular", com notas estranhas, a nota alvo e atingi-la ritmicamente na parte forte do tempo, evidenciando-a. Ensina também como usar modos, escalas e arpejos em adição aos padrões melódicos no processo de construção de frases.

Apresenta 72 exemplos de frases e 3 exemplos de encadeamentos - analisados (de forma descritiva e em quadros de análise) e gravados em CD encarte por instrumentos reais em diversos andamentos (lento e rápido), com o uso de violão, trompete, sax, flauta, baixo e piano, revelando a grande aplicabilidade dos exercícios e uso prático em diferentes instrumentos.

Partituras, tablaturas, tabelas, quadros de análises, exercícios propostos, diagramas (para guitarra e baixo elétrico de todas as escalas, arpejos e modos utilizados no livro), guia de estudo, ilustrações cômicas do cartunistaTerciano... Enfim, recursos diversos reunidos em um único volume, utilizados para você entender a frase melódica no jazz e, principalmente, construir as suas, ampliando seus horizontes na improvisação.