SIZÃO MACHADO - CONTRABAIXO BRASILEIRO

Economize 20% na promoção Volta às Aulas!
De: R$ 49,99
por apenas: R$ 39,99
APROVEITE!

Disponibilidade: Em estoque

Código: SL-SM

Editora: Souza Lima

Idioma: Português

Autor/Artista: Sizão Machado

Instrumento: Baixo

Formato: Livro / Partitura / CD / 64 Páginas

Este livro foi produzido especialmente a partir da maneira como Sizão se relaciona com a música, ou seja, com uma interpretação livre e fortemente improvisada, ao mesmo tempo mantendo um desenvolvimento claro e conciso. Este material apresenta 9 transcrições completas das interpretações de Sizão além de cd com as 9 faixas, sendo 5 delas demonstrações do trio, podendo se retirar o contrabaixo ou teclado através do balanço, além de 4 faixas genuinamente play-alongs. Excelente qualidade de gravação!

ACOMPANHA CD


Editora: Souza Lima


Sinopse Original:

Voltado principalmente para amantes do instrumento, o livro com 64 páginas inclui partituras assinadas por Sizão Machado e breves comentários em cada uma. Além disso, acompanha CD com nove faixas gravadas ao vivo e em versão play-along.   

Renomado baixista brasileiro, Sizão Machado atuou ao lado de grandes nomes da música como Elis Regina, Chico Buarque, Ivan Lins, Jim Hall, Dionne Warwick, Milton Nascimento, entre outros. Neste primeiro livro, ele aposta em sua relação com a música, ou seja, com uma interpretação livre e improvisada, de forma a conferir ao leitor transcrições e áudios de arranjos de sua autoria, proporcionando uma análise fiel e criativa deste trabalho. Ao mesmo tempo, as faixas presentes no CD possuem a versão play-along sem contrabaixo, permitindo ao estudante executar, com auxílio das partituras, as linhas de baixo na íntegra acompanhado do CD. 

A série Souza Lima de métodos foi idealizada também para que o músico seja criativo e procure explorar cada música de diversas formas. Transcrever solos, frases rítmicas, linhas de contrabaixo e grooves de bateria, por exemplo, podem ser uma importante ferramenta para assimilar elementos de linguagem. Cada instrumentista também pode ir além do seu papel convencional e se colocar em uma nova situação: contrabaixistas podem atuar como instrumento melódico e solista, pianistas praticarem linhas de baixo, entre outras possibilidades.

Ficha Técnica:

Gravado no SL Estúdio por Manny Monteiro
Técnico Assistente: RogérioTaliba
Produção Musical: Carlos Ezequiel
Músicos participantes: Carlos Ezequiel (bateria), Guilherme Ribeiro (teclados), Sizão Machado (teclados e contrabaixo)
Mixagem e masterização: Ricardo Pacheco - RCS Arte Digital

 

SIZÃO MACHADO

Criador de uma linguagem musical única, que vai muito além do universo de seu instrumento, o contrabaixista Sizão Machado é reconhecido internacionalmente por suas atuações ao lado de Chet Baker, Herbie Mann, Elis Regina, Jim Hall, Chico Buarque, Dori Caymmi, Djavan, Milton Nascimento, Dionne Warwick, Ivan Lins, Joyce, Flora Purim e Airto Moreira, Roberto Menescal, Noite Ilustrada, Jean & Paulo Garfunkel, Família Jobim, Paulo Cesar Pinheiro, Paul Winter, Hendrick Merkins e muitos outros, imprimindo sempre a sua marca por onde toca.

A concepção, a rítmica, as harmonizações "violonísticas" transpostas para o contrabaixo, aliadas a um extremo bom gosto e sofisticação, fazem com que seu estilo inconfundível seja reconhecido em qualquer gênero musical. Isso é um privilégio de poucos e bons instrumentistas.

Sizão participou da gravação de mais de uma centena de discos com os mais variados artistas nacionais e internacionais. Em 2007 gravou o CD Worlds Together com os saxofonistas Jerry Bergonzir e Billy Pierce, o baterista Bob Kaufman e o guitarrista Lupa Santiago, com quem fez shows em Boston (EUA). Participou também do Festival de Spoletto, em Charleston, na Carolina do Sul e gravou o álbum Crestone, de Paul Winter (ganhador do Grammy de melhor álbum de 2008 na categoria New Age). Com o saxofonista realizou shows no Clearwater Festival e um concerto na Catedral de Saint John The Devine, em Nova York. Também gravou o álbum Randy in Brasil, do trompetista Randy Brecker onde, inclusive, vários músicos brasileiros participaram no CD.

Em 2008 participou das gravações dos CDs do Regra de Três (ao lado de Lupa Santiago e Bob Wyatt), do Lumina (com Fábio Fernandes e Johny Murata), do violonista Alessandro Penezzi, dos shows de lançamento do CD do pianista cubano Yaniel Matos, do sambista Wilson das Neves e do renomado guitarrista Heraldo do Monte. Fez parte do corpo de jurados da segunda edição do Festival de Música Instrumental de Guarulhos e ministrou aulas de prática de repertório no VIII Festival de Música de Ourinhos.

Como professor, realizou diversas oficinas pelo Brasil e pelo mundo, como o workshop "Contrabaixo e Percussão" - ao lado de Jamey Haddad - na Professional Children's School, Departamento Acadêmico da Giulliard School de Nova York e o curso "Música Brasileira - Estágio Avançado", no Conservatório de Música Rítmica em Copenhague, Dinamarca. Atualmente ministra aulas de sensibilização musical, prática de conjunto e instrumento na Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim - Santa Marcelina (antiga Universidade Livre de Música - ULM), na Faculdade Souza Lima & Berklee, do Conservatório Souza Lima, e participa de bancas bimestrais na Faculdade Santa Marcelina. Ainda como professor, participa dos cursos do SLCE - Souza Lima Convênio de Ensino, ministrando aulas de especialização para professores de música de diferentes estados do país.

Além de dirigir o próprio estúdio, o In Sonoris - ganhador do Leão de Bronze categoria Rádio, no Festival de Cannes, com o jingle "Pergunte Por Quê?", peça institucional anti-tabaco do Ministério da Saúde em 2005 - Sizão apresenta seu trabalho com formações variadas ao lado de grandes instrumentistas e acompanha as apresentações e gravações do Quinteto Sambazz, Terrero de Jesus, Regra de Três, Lumina, Renato Braz, Dori Caymmi, Celso Viáfora, Wilson das Neves, Heraldo do Monte e Alessandro Penezzi.