BAIÃO + RITMOS NORDESTINOS - Carlos Ezequiel - Guilherme Ribeiro

Série Play Along
R$ 49,99

Disponibilidade: Indisponível

Código: SL-BA

Editora: Souza Lima

Idioma: Português

Autor/Artista: Carlos Ezequiel - Guilherme Ribeiro - Gilberto de Syllos

Formato: Livro / Partitura / 2 CDs

Share |


 


O livro "Baião & + Ritmos Nordestinos" faz parte da nova série Souza Lima de "Play Along".  O foco deste trabalho é a linguagem da música instrumental feita atualmente no Brasil, calcada em elementos modernos de improvisação. Cada edição traz dois CDs com sete músicas, apresentadas em 5 versões. Cada livro traz as partituras em formato "lead-sheet" em quatro versões: C, Bb, Eb, e clave de fá.


ACOMPANHA 2 CDS


Ed. Souza Lima
76 Páginas

Os 2 CDs apresentam 5 versões:

1ª seção traz takes com todos os instrumentos tocando para que o estudante ouça a música completa e perceba a função de todos os instrumentos.

2ª seção traz o mesmo repertório da anterior, mas sem a linha do tema e do solo, apenas com acompanhamento. Partes escritas em "C", na clave de sol e de fá e para instrumentos transpositores em Bb e Eb. "Play-along" com seção rítmica completa com piano, baixo e bateria.

3ª seção é sem a harmonia, para instrumentistas harmônicos praticarem a linguagem do acompanhamento, principalmente quanto ao vocabulário rítmico de cada estilo.

4ª seção é sem o baixo. Traz acompanhamento de piano, bateria e instrumentos melódicos para que os baixistas façam as linhas de baixo da música.

5ª seção é sem a bateria. Traz acompanhamento de piano, baixo e instrumentos melódicos para que os bateristas toquem junto.

Cada livro traz as partituras em formato "lead-sheet" em quatro versões: C, Bb, Eb, e clave de fá. É importante destacar que, devido ao propósito aberto deste método, músicos que toquem instrumentos transpositores podem necessitar fazer adaptações ao ler estas partituras. Instrumentistas de sopro devem se sentir à vontade para realizar ajustes quando necessário, de forma a facilitar a execução musical.

A série Souza Lima de métodos "Play Along" foi idealizada não somente para que o músico pratique lendo as partituras e acompanhando as gravações. Seja criativo e procure explorar cada música de diversas formas. Transcrever solos, frases rítmicas de acompanhamento, linhas de contrabaixo e grooves de bateria, por exemplo, podem ser uma importante ferramenta para assimilar elementos de linguagem. Cada instrumentista também pode ir além do seu papel convencional e se colocar em uma nova situação: contrabaixistas podem atuar como instrumento melódico e solista, pianistas praticarem linhas de baixo, etc.

As gravações foram ao vivo em estúdio, de forma a preservar ao máximo o caráter espontâneo e coletivo que sempre esteve presente nos mais diversos gêneros da música brasileira. A escolha dos autores e músicos acompanhantes foi criteriosa, reunindo instrumentistas consagrados com vasta experiência e amplo domínio do estilo musical em questão.