RÍTMICAS E LEVADAS BRASILEIRAS PARA O PIANO - LIVRO - Turi Collura

Novos Conceitos Para a Rítmica Pianística
Economize 20% na promoção Black Friday!
De: R$ 67,99
por apenas: R$ 54,39
APROVEITE!

Disponibilidade: Em estoque

Código: TCREV

Editora: Turi Collura

Idioma: Português

Autor/Artista: Turi Collura

Instrumento: Piano

Formato: Partitura - CD - 92 Páginas

Dividido em duas seções, a primeira apresenta exercícios e técnicas para desenvolver a coordenação rítmico-motora, a independência e a polirritmia. Aplica às teclas fundamentos da bateria e percussão (strokes, paradiddles, etc.) desenvolvendo-os em vários e interessantes exercícios. A segunda seção apresenta mais de 50 diferentes levadas de música brasileira ao piano. São apresentadas, também, algumas transcrições (com áudio) de levadas de pianistas consagrados como César Camargo Mariano, Tânia Maria, Egberto Gismonti, entre outros. O livro contem 122 exercícios para todos os níveis. O CD que o acompanha contém 91 faixas.

ACOMPANHA CD


"Com uma nova e inteligente abordagem, este livro certamente contribuirá para o domínio rítmico, tão desafiador e necessário ao estudo da música popular! Os exercícios que Turi Collura propõe e a forma como ele os coloca são grandes facilitadores no desenvolvimento motor, além de muito interessantes, agradáveis e com uma sonoridade moderna. Parabéns a esse autor pela grande pesquisa e contribuição que certamente proporciona aos pianistas da música instrumental." - R. Giosa.

Índice:

Primeira parte: Estudos rítmicos 

1 Fundamentos de bateria e percussão aplicados ao piano

                - Single Stroke (toque simples

                - Alternância de figuras rítmicas usando o single stroke 

                - A divisão da mão em três partes 

                - Double stroke (toque duplo

                - Transcrição de padrões: Herbie Hancock 

                - Triple Stroke (toque triplo) 

                - Paradiddle 

                - Inversões do paradiddle (paradiddles de 2 a 8) 

                - Paradiddle duplo 

                - Outras combinações de toques 

                - Transcrição de levada: Cantaloupe Island (Herbie Hancock) 

 

2 Rítmica na melodia

                - Exercícios rítmicos de coordenação 

                - Notas de diferente duração na melodia 

                - Estudo sincopado para as escalas 

                - Exercício de coordenação melodia/acompanhamento 

                - Polirritmia 

Segunda parte: Figuras rítmicas brasileiras 

1 Bossa Nova

                - Padrões 1 e 2 

                - O acompanhamento com a mão esquerda 

                - Exercícios de coordenação melodia/acompanhamento 

                - Padrões 3 e 4 

                - A batida de João Gilberto: Padrão

                - Padrões 6 e 7 

                - Transcrição de levada: César Camargo Mariano (Você vai ver) 

                - A síncope nas melodias da bossa nova e do samba 

               
2 Exercícios de contratempo para a música brasileira

                - Padrões 1 a 3 

                - Exercício de coordenação melodia/acompanhamento 

 

3 Samba

                - Padrão 1 

                - Aplicação da divisão da mão direita no samba 

                - Transcrição de levada: Samambaia (César Camargo Mariano)

                - Desenhos de tamborim e sua aplicação ao piano 

                - Padrão

                - Padrões 3 e 4 

                - Exercício de coordenação: acompanhamento no contratempo

 

4. Samba-canção

                - Padrões 1 a 4 

 

5. Partido Alto

                - Padrões 1 a 5 

                - Música: Por outros sambas  

 

6. Samba-Funk

                - Padrões 1 e 2 

                - Transcrição de levada: Don't Go (Tânia Maria) 

 

7. Baião

                Padrões de 1 a 4 

                Exercícios de coordenação melodia/acompanhamento 

 

8. Choro

                - Padrões de 1 a 4 

                - Exercício de coordenação melodia/acompanhamento 

 

9. Maracatu

                - Padrões de 1 a 3 

                - Transcrição de levada: Maracatu (Egberto Gismonti) 

 

10. Frevo e Marcha-Rancho

                - Padrões 1 e 2 

 Apêndice: exercícios de coordenação e independência

 Referências bibliográficas  

 

Prefácio:

Quem ouve a música de pianistas como Egberto Gismonti, César Camargo Mariano, Tânia Maria, dos pianistas cubanos Gonzalo Rubalcaba e Chucho Valdés ou de Michel Camilo -para citar apenas alguns dos nomes mais conhecidos- pode observar a riqueza rítmica que a caracteriza. Uma análise mais atenta revela algumas transposições para o piano de elementos rítmicos afro-americanos,afro-brasileiros, afro-cubanos. Quem ouve, ainda, o disco Köln Concert do pianista Keith Jarrett, percebe, além de uma polirritmia marcante, elementos percussivos aplicados ao piano. Veja-se, por exemplo, o segundo movimento desse disco: começa com um paradiddle funcionando como ostinato na mão esquerda. Por sinal, Keith Jarrett tem experiência na bateria e suas improvisações revelam um domínio marcante do elemento rítmico.

A riqueza rítmica se deve à influência da música africana que teve a oportunidade de fecundar as novas músicas populares. Os ritmos sincopados, que os escravos africanos veicularam pelo mundo afora, serviram como semente para uma música ritmicamente mais rica. No Brasil, esse desenvolvimento musical criou uma riqueza rítmica que é objeto de interesse de músicos e estudiosos do mundo inteiro. Em Cuba, a música de descendência africana criou outra grande escola. Nos EUA, o jazz demonstrou a impossibilidade de se prender o swing à partitura.
A partir dessas considerações, começamos a olhar de forma diferente essa abordagem para o piano na música popular. Eis aqui então uma proposta para trabalhar a coordenação, a independência entre as mãos e para desenvolver a consciência da rítmica e da pulsação, como indicado no título, apresentarei estudos para a independência e coordenação, juntamente com desenhos rítmicos característicos da música brasileira. Com o termo levada entendemos um determinado desenho rítmico a ser executado, principalmente como acompanhamento. Assim, por exemplo, um samba é caracterizado por alguns desenhos rítmicos que lhe são próprios. Isso, no jargão musical, chama-se levada.

Este manual é fruto da minha pesquisa e trabalho desenvolvidos há diversos anos com alguns alunos do Curso de Música Popular da Faculdade de Música do Espírito Santo. Trata-se de uma iniciação aos ritmos brasileiros e ao estudo rítmico nas teclas. Os resultados positivos me levaram a escrever este método de forma sistematizada para apresentá-lo a um público mais amplo. Pareceme apenas o começo. Assim, espero que esta metodologia possa contribuir a esse novo campo de conhecimento, e que outros pesquisadores possam acrescentar conquistas preciosas para a formação dos pianistas nessa área.

 

 

DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AO LIVRO DE MESMO TÍTULO:

Turi Collura: "Quis criar um método em dois formatos diferentes, devido à experiência que tenho com os meus alunos: dependendo do perfil do aluno, ele prefere ora o livro, ora a videoaula. Essa última é bem prática, e mostra "ao vivo" alguns aspectos que se tornam fáceis de se entender para quem não estiver "craque" na leitura.

O livro, acompanhado pelo CD, traz as levadas escritas, notadas na clave dupla característica do piano, mas traz também mais texto de informação. No CD que o acompanha o livro (92 faixas) o aluno pode ouvir todas as levadas e exercícios, mas não pode assistir "ao vivo". Por isso criei a versão em DVD: ali é possível ver como realizar uma levada, como funciona, por exemplo, a "mão dividida". Essa é uma primeira razão de ter criado o DVD.

Mas o DVD, também, traz alguns desdobramentos interessantes que não estão contidos no livro. A videoaula mostra, então, além das levadas, algumas realizações práticas, a aplicação de algumas levadas em sequências de músicas. O DVD oferece também algumas novidades, como novos exercícios, novos exemplos, e até umas levadas novas: Bossa Nova e Samba. Isso para que o DVD não fosse apenas uma "versão video" do livro. Quis enriquecer o conteúdo. O DVD desenvolve de forma mais rica, por exemplo, a primeira parte do livro, no que diz respeito aos estudos rítmicos: estudo de escalas com acentos não estão contemplados no livro, e é interessante "ver" como funciona. 

O livro contém a música "Por outros samba", que está sendo bem apreciada pelos leitores. No DVD a omiti, pois a versão do livro está já muito clara. Mas o DVD traz uma música nova e uma nova proposta de trabalho a ser feita com ela. Mostrar essa proposta em video a tornou simples de se entender. Enfim, tentei desfrutar da melhor forma possível cada um dos dois meios de comunicação.

Tivemos o cuidado de deixar os exercícios e as levadas acompanhadas pelo metrônomo ou pelas bases de bateria/percussão. O vídeo ainda traz inserções de figuras, animações que tornam interessante o fato de assistir. Dá para "Ver" como funciona o Paradiddle e nos Strokes, "ver" a alternância das mãos. Nesse sentido, o que, às vezes, está escrito e bem explicado no livro, se acha aplicado no DVD.

Afinal, acho que os dois produtos se complementam muito bem, e cada um oferece uma valiosa contribuição. Bom proveito!"