MARACATU - BATUQUE BOOK VOLUME 1 - Climério de Oliveira

Batuque Virado e Baque Solto
R$ 67,99

Disponibilidade: Indisponível

Código: BTBOOK

Editora: Batuque Book

Idioma: Português/Inglês

Autor/Artista: Climério de Oliveira e Tarcísio Resende

Instrumento: Percussão

Formato: Livro - Partitura - 154 Páginas

UPC: 9788590534723

Share |


 

Este livro traz um histórico conciso dos maracatus, tradição abundante em Pernambuco (Nordeste do Brasil). As partituras descritivas apresentam todos os instrumentos e se reportam à forma musical inteira. A rica fotografia e o esboço do batuque de cada grupo tornam a tradição mais compreensível. O trabalho aborda seis grupos, sendo três maracatus nação (ou ‘maracatus de baque virado’, abundantes no meio urbano) e três maracatus de orquestra, também chamados de ‘maracatus de baque solto’ ou ‘rural’. O CD-ROM (também executável em CD player) contém 12 músicas, vídeos com entrevistas e apresentações dos grupos ao vivo, partituras e fotos extras.
 


LIVRO + CD-ROM


Editora: Batuque Book

O livro Batuque Book é fruto de dois sonhos. Os autores Climério de Oliveira Santos e Tarcísio Soares Resende confessam no livro Batuque Book, que a partir de um sonho que tiveram iniciaram suas pesquisas e o desenho desse livro multimídia.
Fotos, CD, textos e partituras compõem o livro que foi lançado nesse ano. Não é simplesmente um songbook (livro com melodias e letras cifradas), mas um conjunto de informações que apresentam uma das mais conhecidas tradições populares brasileiras.
Para o autor Climério Santos, o livro é um convite para se conhecer ao vivo, ou seja, fazer uma visita in loco aos grupos de maracatus pernambucanos.
Para o livro, foram três nações e três grupos de maracatu registrados em áudio e fotos; Leão Coroado, Porto Rico, Encanto da Alegria, Cruzeiro do Forte, Estrela de Ouro de Aliança e Leão Vencedor, mas no total são mais de 60 agremiações. No CD, 12 gravações feitas em estúdio e colhidas na rua que os autores acreditam serem tão importantes em função de seu valor histórico.

Para Climério Santos, o trabalho da transcrição foi o mais penoso. "Transcrever esse tipo de música para a partitura é um trabalho meticuloso, que exige audição acurada, técnica e paciência". E o trabalho dos autores é de um preciosismo tão raro, que após a transcrição apresentavam aos mestres e batuqueiros. "A música de tradição oral não se adapta tão perfeitamente na partitura", diz Climério.

Por essas e outras razões, como as fotos de estandartes e formação das nações maracatus, explicação das diferenças entre os maracatus de baque virado e de baque solto, letras, históricos, depoimentos dos mestres e formação dos batuques, que o livro Batuque Book – uma brincadeira sonora com a palavra inglesa livro, é um importante, e também agradável registro multimídia dessa manifestação cultural brasileira.

De acordo com o autor Climério Santos, até meado de 2007, músicos, estudantes ou leigos que gostam da música tradicional brasileira poderão ver e ouvir com riqueza de detalhes, imagens e histórias do Caboclinho. "Depois vamos iniciar a pesquisa sobre a capoeira", diz o autor do primeiro songbook de cultura popular do mundo.