INSIDE THE BRAZILIAN RHYTHM SECTION - Nelson Faria e Cliff Korman

R$ 126,99

Disponibilidade: Indisponível

Código: SH242142

Editora: Sher

Idioma: Inglês

Autor/Artista: Nelson Faria - Cliff Korman

Instrumento: Violão - Guitarra

Formato: Livro / 2 CD / 114 páginas

Share |


São oito estilos brasileiros (samba, bossa nova, partido alto, choro, baião, frevo, marcha-rancho e afoxé) detalhados e explicados, mostrando os padrões de acompanhamento e a interação entre violão, piano, baixo e bateria.



ACOMPANHA 2 CD


Sher Music

Este livro traz a banda que você estava esperando para tocar junto!
Nelson Faria - Violão, Cliff Korman - Piano, Paulo Braga - Bateria, David Fink - Baixo Acústico, Itaiguiara Brandão - Baixo Elétrico e Café - Percussão.
São oito estilos brasileiros (samba, bossa nova, partido alto, choro, baião, frevo, marcha-rancho e afoxé) detalhados e explicados, mostrando os padrões de acompanhamento e a interação entre violão, piano, baixo e bateria. Vem ainda com 2 CDs, gravados em Nova Iorque, com faixas especiais onde você pode "tocar junto", como se fosse um dos componentes da banda.

Sinopse Original:

Endorsed by John Patitucci, Kenny Barron and others, this book covers the eight most important styles of Brazilian music and shows exactly what each instrument is supposed to play. The CDs give drummers, bassists, guitarists and piano players a chance to play-along and learn from a master Brazilian rhythm section, including Nelson, Cliff, Cafe, Paulo Braga and David Finck.

Comentário:

O método é um trabalho voltado essencialmente para a linguagem musical brasileira, enfocando os ritmos de samba, bossa nova, partido alto, frevo, afoxé, baião, choro e marcha rancho.

Editado pela Sher Music Company, é indicado para o nível avançado. Vem com dois CDs, um deles direcionado para guitarra e piano e outro para bateria e contra baixo, com os temas gravados respectivamente com e sem instrumento.

O diferencial desse trabalho está na estrutura musical do grupo, que é composto por batera, baixo, guitarra, piano e percussão. Essa formação é bastante adequada ao contexto da música instrumental, enfocando não só improvisação como também alguns dos ritmos brasileiros mais usuais. Além disso, os autores priorizaram as composições próprias, de muito bom gosto, o que, a meu ver, solidifica a autenticidade do conteúdo exposto no material. A divisão é feita em oito capítulos, sendo que cada um deles é destinado a um gênero musical específico.

O primeiro é dedicado ao samba e apresenta o tema "Brasilified", de Cliff Korman. Apresenta um resumo histórico e a grade principal com todos instrumentos, a linha melódica com as cifras para piano, guitarra, baixo, e a parte da batera em forma de lead sheet. Os autores também selecionaram trechos da execução de cada tema, detalhando algumas frases das linhas de condução da harmonia e da guitarra, piano e baixo.

No caso da batera, é abordado o groove executado em cada seção dos temas (A/B...), incluindo a grade com os instrumentos utilizados pela percussão como o tamborim, ganzá e surdo. É bastante informação, contribui para que o estudante possa compreender e assimilar a linguagem exposta em cada composição. Isso proporciona também a possibilidade de explorar sua própria forma de tocar.

Finalizando, é importante citar que, nessas composições, fica evidente a participação e envolvimento dos músicos, não só com a composição em si, mas também com a linguagem musical. Ou seja, todos têm seu momento de expressão verdadeira. Não é uma simples gravação, como um play-back sampleado. Experimente e ouça os CDs.

Laro Lellis
 
BATERA & PERCUSSÃO. São Paulo: hmp, n.97 - setembro. 2005