ACORDES, ARPEJOS E ESCALAS - Nelson Faria

R$ 59,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: ACAPE

Editora: Vitale

Idioma: Português

Autor/Artista: Nelson Faria

Instrumento: Violão / Guitarra

Formato: Livro / Partitura e Tablatura / 88 páginas

Guitarrista, violonista, arranjador e compositor, Nelson Faria é um dos músicos brasileiros mais requisitados, atuando no palco e nos estúdios ao lado dos maiores nomes da música brasileira e internacional. Neste livro, Nelson nos mostra de forma clara e objetiva o interrelacionamento entre acordes, arpejos e escalas, com suas digitações e aplicações, trazendo definitivamente para as mãos dos músicos brasileiros informações preciosas que até então eram pouco conhecidas ou de difícil acesso. Um livro que atende às necessidades do estudante e do profissional e que, com certeza, representa um marco no ensino do violão e da guitarra no Brasil.


Vitale

ÍNDICE
PARTE I - ACORDES

Formação básica dos acordes
Tríades
Tétrades
Acordes com sexta
Acordes suspenso
Acordes com notas de tensão

Padrões modernos de cifragem
Tríades
Tétrades
Acordes com sexta
Acordes suspenso
Acordes com notas de tensão
Indicação das notas de tensão
Indicação das inversões

Formação dos acordes e suas inversões


Formação dos acordes no braço do instrumento
Formação 1-7-3-5 fundamental na 6º corda
Formação 1-5-7-3 fundamental da 4º corda
Formação 1-3-5-7 fundamental na 5º corda
Formação 1-7-3-5 fundamental da 5º corda

Inversões dos Acordes no braço do instrumento
Acordes tipo 7M
Acordes tipo m7
Acordes tipo m7(b5)
Acordes 7
Acordes 7M(#5)
Acordes tipo m(7M)
Acordes tipo dim

Acordes com notas de tensão

Sugestões de acordes em progressões comuns

PARTE II - ARPEJOS
Digitações básicas dos arpejos
Tríades
Tétrades

Superposição dos arpejos
 
Tabelas de superposição dos arpejos
Acordes tipo 7M ( exemplo C7m)
Acordes tipo m7 (exemplo Cm7)
Acordes tipo m7(b5) (exemplo Cm7(b5))
Acorded tipo m7M (exemplo Cm7M)
Acordes tipo 7m(#5) (exemplo C7M(#5))
Acordes tipo 7 ( exemplo C7)
Acordes tipo º ( exemplo Cº )

Exercícios em arpejos
Estudos sobre IIm7 - V7 - I7M
Estudos sobre IIm7(b5) - V7 - Im7
Estudos sobre V7 - V7
Estudos sobre IIm7 - V7
Estudos sobre V7-V7 com notas alternadas
Estudos sobre V7 - V7 com notas de tensão

PARTE III - Escalas

Escalas diatônicas
Escala maior
Escala menor natural
Escala menor harmônica
Escala menor melódica (real)

Exercícios diatônicos

Escala pentatônicas
Escala pentatônica maior
Escala pentatônica menor

Escalas Blues
Escala blues maior
Escala Blues menor

Escalas Simétricas
Escala diminuta
Escala  diminuta dominante
Escala de tons inteiros

PARTE IV - MODOS

Modos gregos
 
Classificação dos modos
 
Graus característicos

Digitações dos modos gregos
 
Modos gerados pela escala menor melódica

Digitações dos modos gerados pela escala menor melódica

Modos gerados pela escala menor harmônica

Digitações dos modos gerados pela escala menor harmônica
Menor harmônica
Dório #4
Frigio 3M ou Mixolídio b9, b13
Lidio #9

PARTE V- FRASEADO

Desenvolvimento do fraseado IIm7 V7 I7M