ARRANJO 3 - Método Prático - Ian Guest

R$ 84,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: AMPI3

Editora: Vitale

Idioma: Português

Autor/Artista: Ian Guest

Instrumento: Todos

Formato: Livro

UPC: 9788574073682

Ensina como escrever para variadas formações instrumentais, desde as técnicas simples até as mais sofisticadas. Mesmo tratando-se de um assunto complexo, o livro é de fácil assimilação, com exposição de um texto simples apoiado pela gravação dos exemplos. Este trabalho é apresentado em três volumes, incluindo um CD que acompanha o primeiro deles, com praticamente todos os elementos do livro, gravados por músicos de destaque no panorama brasileiro como Ricardo Silveira (violão), Cristovão Bastos (piano), Pascoal Meirelles (bateria), Carlos Malta (flauta e sax), Vittor Santos (trombone), entre outros.


140 Páginas
Vitale
                                                             ÍNDICE

5º PARTE - TÉCNICAS NÃO-MECÂNICAS EM BLOCO

 

A ESTRURA EM QUARTAS

 

Técnicas para 3 a 6 vozes

   Quartas a 5 vozes

   Quartas a 4 vozes

   Quartas a 3 vezes

   Quartas a 6 vozes

 

Efeitos e emprego

    Propriedades acústicas

    Emprego de estrutura em quartas

    Alguns cuidados

 

ESTRUTURA SUPERCERRADA

 

Técnicas para 3 a 6 vozes

     Supercerrada a 5 vozes

     Supercerrada a 4 vozes

     Supercerrada a 3 vozes

     Supercerrada a 6 vozes     

 

TRÍADES DE ESTRUTURA SUPERIOR (TES)

 

Técnicas para 3 a 6 vozes

     Tríade de estrutura a 5 vozes

     Tríade de estrutura a 6 vozes

     Tríade de estrutura a 4 vozes

     Tríade de estrutura a 3 vozes 

 

Eleito e emprego

     TES em seqüência, durante um trecho

     TES em pontos ou fragmentos isolados

 

6º PARTE - TÉCNICA LINEAR EM BLOCO

 

PONTOS HARMÔNICOS

 

Preliminares

     Localização dos pontos harmônicos

     Riqueza X Brandura

     Classificação dos intervalos pela dissonância

 

Estrutura Som de escala, com riqueza intervalar(RI) e tamanho planejados

     Escalas de acordes mais usados

     Dissonância em escalas de acordes

     Estrutura e montagem do acorde com riqueza intervalar

 

LINHAS

 

Características / Escalas inventadas

 

UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA LINEAR

 

7º PARTE - REARMONIZAÇÃO PARA ARRANJO

 

REARMONIZAÇÃO FUNCIONAL

 

Conceito / Quadro funcional

 

Elaboração

     Rearmonização funcional sem mudar de tônica

     Rearmonização funcional completa

     Tom menor: uso do quadro funcional no tom relativo e anti-relativo

 

REARMONIZAÇÃO POR DOMINANDTES ESTENDIDOS

 

Conceito / Elaboração

 

REARMONIZAÇÃO MODAL

 

A música modal / Modalismo natural/ Rearmonizaçãp em modo natural / rearmonização em modo sintético / bimodalismo / rearmonização modal em blues

 

REARMONIZAÇÃP POR PRIORIDADE DE LINHAS E DE INTERVALOS

 

Intervalo constante

     Linhas em intervalo constante com a melodia

     Acordes em estrutura constante

 

Intervalos variados

     Linha em intervalos seqüenciais com melodia

     Acordes em estruturas seqüenciais

 

Linha prioritária do baixo / tensão melódica prioritária em dom7